Moradores reclamam de falta e médico em bairros

Bairros Donária e Victor Issler apresentam acúmulo de demanda devido as férias dos profissionais e também da falta de contratados

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O período de férias dos médicos que atendem nas unidades de saúde dos bairros de Passo Fundo tem causado um acúmulo da demanda e pessoas da comunidade têm reclamado da falta de atendimento. No Ambulatório Irmã Margarida, na Victor Issler, o único médico clínico geral está de férias, e parte da demanda é atendida pelo ESF Adirbal Corrallo. Já na região da Donária e do Loteamento Força e Luz a falta de profissionais já se estende por um período mais longo, desde o final do ano passado com a saída de um profissional. A Secretaria da Saúde esclarece que o período de férias geralmente é marcado pela diminuição dos profissionais em função das férias, mas que as demandas de unidades menores podem ser atendidas pelos Cais, que geralmente possuem estrutura melhor.

O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Força e Luz Ivan dos Santos conta que as reclamações dos moradores são constantes desde a inauguração da Unidade Integrada de Saúde que atende aos bairros Donária e Força e Luz. Como os atendimentos para os dois bairros ficam concentrados a demanda é maior e o número de fichas ainda não supre a necessidade daquela comunidade.

Conforme a coordenadora de atividades responsável pela escala médica da Secretaria Municipal de Saúde, Desireê Pedroso, no Bairro Victor Issler vários profissionais estão em período de férias e não há substitutos para serem remanejados. A unidade de saúde Adirbal Corrallo fica próxima e tem atendido parte desta demanda.

Donária
Na região da Donária e do Loteamento Força e Luz há a falta de profissionais desde o final do ano quando um deles pediu demissão. Desireê esclarece que um novo profissional ainda não foi contratado devido aos períodos de recesso e de transição do governo. Além disso, a necessidade de renovação do contrato entre a Prefeitura e a Socrebe – entidade que faz a contratação dos profissionais – precisa ser renovado para que novos médicos ou outros profissionais sejam contratados. Essa assinatura deve acontecer nos próximos dias. Para evitar que a população fique sem atendimentos há um revezamento de médicos de outras unidades durante alguns dias por semana com agendamento.

Socrebe
A coordenadora de Recuperação e Saúde da Secretaria Caroline Gosch Saldanha explica que todos os contratos da área da saúde estão passando por uma análise jurídica para corrigir alguns problemas que têm causado perdas de verbas pelo município. O contrato da Socrebe está em fase final de readequação e já nos próximos dias deve ser assinado. Logo após deverão ser contratados pelo menos mais um médico para a região da Donária, além de profissionais para outras unidades onde há demanda.

Gostou? Compartilhe