Férias: tempo de se profissionalizar

Férias são sinônimos de descanso, viagens e praia? Nem sempre. Para algumas pessoas, as férias podem ser aproveitadas para qualificação profissional.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mercado não para. Cada vez mais busca por profissionais qualificados, atentos às novidades que surgem a todo o momento. O problema é que, com uma rotina corrida durante todo o ano, nem sempre sobra tempo para buscar essa formação. Por que, então, não aproveitar o período de férias para fazer isso? Os cursos de verão surgem como uma forma de suprir essa demanda e uma alternativa para quem não quer ficar parado nestas férias. Seja para aprimorar o conhecimento, se atualizar ou, simplesmente, aprender a usar uma nova ferramenta em sua área de atuação um curso profissional, mesmo rápido, é visto com bons olhos pelas empresas. Quem não tem tempo ao longo do ano, agradece.

Uma nova oportunidade para a carreira

A oportunidade de uma nova qualificação atraiu Pietra Giacomolli, 18 anos, e Elisabete Soldá, 25. As duas trocaram o descanso das férias pela sala de aula e, agora, são alunas do curso de “Técnicas de Manicure, embelezamento de pés e unhas decoradas” oferecido pela Faculdade de Tecnologia Senac durante os meses de janeiro e fevereiro.

Pietra é estudante de Estética e Cosmética e viu no curso uma possibilidade de se aperfeiçoar, além de ganhar um dinheiro extra para aproveitar a folga. “A vantagem de fazer nas férias é que depois você pode continuar na sua rotina normalmente”, conta. Já Elisabete, buscou uma nova alternativa depois de deixar o emprego. Ela teve um filho recentemente e, durante o período que ficou em casa, começou a fazer unhas. “Aí achei melhor começar a fazer o curso.” Depois de concluído o curso, Elisabete pretende arrumar um novo emprego na área para poder ficar mais perto do filho. Em relação à escolha da época para fazer o curso, ela conta que acha mais tranquilo porque tem menos movimento. “Acredito que é a melhor época para fazer.”

Cursos em Passo Fundo

A oferta de cursos profissionalizantes de férias ainda é baixa em Passo Fundo. A Faculdade de Tecnologia Senac é uma das únicas a oferecer estas opções. No total, são oito cursos: Autocad, Informática Fundamental Completa, Costureiro, Design de Sobrancelhas, Técnicas de Manicura, Embelezamento de Pés e Unhas Decoradas, Liderança Eficaz, Dicção, Desinibição e Oratória e Matemática Financeira com uso da HP12C.

Segundo a diretora da Faculdade, Carla Fichtner Patines, a oferta de cursos durante o período de férias tem o objetivo de dar oportunidades para as pessoas que veem a época como promissora para iniciar uma qualificação profissional ou até mesmo, se reciclar. “Nós não podemos deixar de atender as pessoas que optam por trocar o descanso, a praia, por um investimento na sua carreira”, explica.

Para Carla, a principal característica destes cursos é a pouca duração, abrindo possibilidades para quem só tem esse tempo para investir na carreira.  “Alguns dos inscritos são, inclusive, estudantes que estão em férias de suas faculdades e não querem parar seus estudos”, como é o caso de Pietra. Outra vantagem é o baixo investimento. Como são cursos mais curtos, as mensalidades também são mais acessíveis, variam de R$ 100 a R$ 500, e podem até mesmo ser parceladas em várias vezes.

Quem quiser começar o ano com o pé direito investindo em uma qualificação na sua área ou, até mesmo, iniciando uma nova carreira pode ficar de olho nas datas de início dos cursos. No Senac, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas lá mesmo, com um documento de identidade e comprovante de residência.

Gostou? Compartilhe