Recuperação do Hospital Municipal vai passar por debate

Direção da instituição vai criar o Fórum: Pensando o Hospital Beneficente Dr. Cesar Santos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um amplo debate com todos os segmentos da comunidade sobre o melhor caminho a ser tomado para a recuperação do Hospital Municipal Dr. Cesar Santos, foi determinado pelo prefeito Luciano Azevedo ao diretor geral do Hospital Municipal Dr. Cesar Santos, Fabiano Bolner, com início já nos próximos dias. “Temos um compromisso com o Hospital e, para que ele seja recuperado, o primeiro passo será a discussão com a sociedade de seu papel no município”, afirmou Luciano. O prazo fixado pelo prefeito para que ocorram as discussões é até o mês de abril.
Conforme explica Bolner, através do projeto “Fórum: Pensando o Hospital Beneficente Dr. Cesar Santos”, o objetivo é definir o papel do Hospital no Sistema Único de Saúde local. Já estão sendo programadas visitas de diferentes entidades ao hospital, entre elas o Conselho Municipal de Saúde, 6a Coordenadoria Regional de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde e de Meio Ambiente, Conselhos Regionais de Medicina e de Enfermagem, Câmara de Vereadores, Ministério Público, OAB, Hospitais e faculdades da área, entre outras que ainda serão convidadas. “Recebemos o Hospital Municipal com déficit de leitos hospitalares, sendo que somente 47 podem ser utilizados. Há, também um passivo financeiro muito grande. Exemplo disso é o fato de que no mês de dezembro de 2012, o município deixou de repassar ao Hospital o valor de 250 mil reais”, informou o diretor. Ele ainda destaca o fato de que existem diversos leitos que precisam de reformas para voltar a funcionar, assim como diversas obras estruturais de alto custo, para adequações sanitárias. Ainda, foi enfrentada já no início do ano a falta de médicos, inclusive para o pronto-atendimento. Por toda essa situação que o papel do hospital será discutido com a rede.
Em seguida às visitas das entidades, será realizada uma audiência pública, onde serão apresentadas as impressões destas instituições e suas posições quanto a projeção de futuro do Hospital, para o proveito da comunidade. “Esta discussão é necessária para dar transparência quanto a atual situação do Hospital e oportunizar às entidades e à comunidade em geral a participação do processo de discussão da real função desta instituição no município”, ressaltou o diretor. A partir da audiência pública será desencadeado um plano de trabalho que irá nortear as ações deste e dos próximos anos do governo municipal quanto ao Hospital.

 

 

Gostou? Compartilhe