Com a oferta de 121 bolsas, a Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, está entre as instituições do Brasil com maior número de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC), para o primeiro semestre de 2013. Em todas as unidades do Grupo Anhanguera Educacional existem bolsas integrais e de 50%, com disponibilidade em vários cursos presenciais e a distância. As inscrições acontecem entre os dias 17 e 21 de janeiro, pelo endereço http://siteprouni.mec.gov.br.
Serão duas convocações dos pré-selecionados. A primeira chamada será divulgada no dia 24 de janeiro. Os candidatos terão até o dia 31 para comparecer na instituição de ensino com a documentação necessária e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 8 de fevereiro, com prazo para comprovação de informações e matrícula até o dia 19 de fevereiro.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 1017,00). As bolsas parciais são para candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2034,00), por pessoa. Além de ter feito o Enem 2012, com um mínimo de 450 pontos na média das notas do exame, e não ter zerado na redação, o estudante precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.
De acordo com o MEC, quem se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas de cotas, destinadas às políticas de ações afirmativas. Mais informações sobre o programa, lista de unidades, número de vagas e cursos oferecidos, podem ser obtidas pelo mesmo site de inscrição.
ProUni
Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação, que visa conceder bolsas de estudos em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.