OPINIÃO

Flagrantes e Memórias 19/01/2013

Por
· 2 min de leitura
A vida é feita de uma série de momentos que juntados nos dão a ideia de grandes conquistas ou de frustrações e fracassos.A vida é feita de uma série de momentos que juntados nos dão a ideia de grandes conquistas ou de frustrações e fracassos.
A vida é feita de uma série de momentos que juntados nos dão a ideia de grandes conquistas ou de frustrações e fracassos.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Luciano Palma Azevedo 

Do curso infantil do IE a prefeito

A vida é feita de uma série de momentos que juntados nos dão a ideia de grandes conquistas ou de frustrações e fracassos. Luciano Palma Azevedo jamais poderia imaginar que um dia chegaria ao mais alto e importante cargo na sua terra  natal, elegendo-se Prefeito e marcando sua vida no rol dos grandes nomes que fizeram desta cidade a liderança que hoje ela desfruta no estado e no país. Aluno nos cursos iniciais, do Instituto Educacional Metodiasta,como vemos na foto, deixou sua marca na prática de esportes, literatura e até nas disputas de olimpíadas, na oratória. O tradicional educandário, que teve em suas fileiras personalidades do mundo político, empresarial, religioso e educacional, onde passaram futuros governadores, secretários de estados, incontáveis prefeitos, vereadores, soma, agora, mais uma importante conquista na pessoa do atual prefeito de Passo Fundo. Atualmente dirigido pela renomada educadora, Raquel Paula Fortunato, nascida em Cascavel/PR. mas criada até a adolescência em Tapejara, tem em seu currículo vários cursos universitários, a maioria da UPF, que a acredenciam a tão nobre e destacada função educacional. A foto que divulgo mostra Luciano nos seus primeiros momentos no curso infantil do I.E na década de l970.

A atual coordenadora geral do Instituto Educacional Metodista, que vemos na fato,Raquel Paula Fortunato, ingressou no educandário em l997 com o diretor Mércio Meneguetti. Assumiu a Coordenadoria Geral do colégio em 2008, indicada pela mantenedora de São Bernardo do Campo, mantendo os cursos da educação básica, Infantil e Ensino Fundamental.

O Instituto Educacional, desde sua criação, abrigava alunos de ambos os sexos dando a oportunidade para que todos, independente do seu credo religioso, figurassem em suas fileiras. Com isto abrigou filhos de judeus vindos de 4 Irmãos, Erebango, de famílias que vieram aqui residir como os Birmann, Sirtosky, Litvin, Winik, Viuniski, Arenzon, Meltzer, Jovchelevich seguindo, alguns, para as faculdades em Porto Alegre. A foto que vemos é de l949 quando o menino Bernardo Arenzon, conhecido Bioquímico, recebia o diploma da conclusão do Infantil das mãos da alfabetizadora renomada, Lourdes Silva, mais tarde Pithan com seu casamento com o senhor Ruy Pithan, e irmã do radialista Ben Hur Silva.Bernardo é também conhecido pelos amigos pelo apelido de "bulinha".   

Dentre as personalidades do mundo literário que frequentaram os bancos do I.E. vale registrar o escritor e médico Moacyr Scliar que foi homenageado como ex-aluno, vendo-se da foto o então reitor da UPF, Alcides Guareschi. Na oportunidade fui designado pela Câmara de Vereadores para prestar a homenagem ao ilustre gaúcho e brasileiro. ( Arq. MD).

O passado na fotografia  

Era a maior frota de táxis do interior do Estado, só perdendo para Pelotas, a que havia em nossa cidade. Ei-la em l947, no único estacionamento que havia para toda a cidade, a Praça Marechal Floriano. ( Arq. MD).

O encontro de mandatários e líderes gaúchos: Airton Dipp e Elizeu Padilha, este prefeito de Tramandaí participando de um almoço no Lalau Miranda, todo feito a base de peixe vindo da terra do visitante, em l989.( Arq. MD)

A homenagem ao pioneiro Ruy Della Mea

Finalmente vamos ter cumprida uma reivindicação das mais justas para homenagear um filho ilustre da cidade. Depois de lutarem nos últimos quatro anos com a administração municipal, sem qualquer resultado, os senhores Murylo Della Mea, filha do Ruy, Alfeu Borchardt, piloto , instrutor e mecânico e João Pedro Bortholacci, empresário , voltarão a luta com a certeza de que agora serão atendidos e o avião doado pelo Ministério da Aeronáutica, será colocado num ponto de destaque da cidade, como já aconteceu em Carazinho em l910.

 

Gostou? Compartilhe