O primeiro foco de dengue registrado em Passo Fundo neste ano foi encontrado pelos Agentes do Núcleo de Vigilância Ambiental em armadilhas localizadas às margens da BR 285. Os últimos dois focos haviam sido encontrados na última semana de dezembro nos bairros 1º Centenário e Petrópolis. Em Passo Fundo não há casos da doença desde 2008. O órgão de vigilância ambiental pede a ajuda da população para a prevenção.
Para evitar a proliferação do mosquito, os 32 funcionários que atuam no combate à dengue estão fazendo monitoramento nas residências e estabelecimentos comerciais nos locais onde foram encontrados os focos. A varredura acontece em um raio de 300 metros dos focos com as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esta é uma medida padrão e obrigatória para evitar o alastramento.
No município são monitorados 353 armadilhas e 256 pontos estratégicos. Conforme a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental da Prefeitura, Elonise Dalpiaz, os mosquitos são trazidos de outros municípios. A fêmea pode colocar até 400 ovos. Por isso, é importante que os moradores identifiquem sinais de larvas em vasos e potes que armazenam água limpa. “Tivemos números significativos em 2012 e estamos vistoriando os locais onde foram registrados os focos. As casas estão sendo vistoriadas e os moradores estão recebendo folders com informações”, disse Elonise.
As larvas são encaminhadas para o laboratório da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde para análise. No ano passado foram encontrados 33 focos, sendo 19 do mosquito Aedes aegypti e 14 do mosquito Aedes Albopictus.
Situação no Estado
No Estado, cinco casos foram confirmados nos municípios de Cândido Godói (1 caso), Caxias do Sul (1 caso), Espumoso (2 casos) e Porto Alegre (1 caso), sendo quatro contraídos no Mato Grosso e um no Rio de Janeiro. Há 26 casos notificados. No ano de 2012, o RS confirmou 122 casos de dengue, sendo 79 importados e 43 autóctones.
Orientações para evitar a dengue:
- Fechar caixas d’água, tonéis e latões;
- Limpar com escova os bebedouros de animais;
- Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;
- Armazenar pneus velhos em abrigos;
- Não acumular água nos pratos dos vasos de plantas. A dica é enchê-los com areia;
- Manter a piscina de casa tratada o ano inteiro.
Como é o mosquito da dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.
Como o inseto é infectado?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.