No dia 31 de março a Uampaf (União das Associações de Moradores de Passo Fundo) promove as eleições gerais para renovação da diretoria geral da entidade e das associações de moradores de bairro de Passo Fundo. A escolha dos novos candidatos acontece um ano depois que uma ação judicial suspendeu o pleito e com isto o Conselho Deliberativo prorrogou o mandato de todas as associações para março 2013, já que estatutariamente os mesmos venciam em março do ano passado.
O processo foi motivado pela ausência de candidatos em 27 entidades não fizeram inscrição de chapa para disputa local e o Conselho eleitoral não previu urna para votação para diretoria da União nestes bairros. Toda a estrutura para a eleição estava pronta e inclusive as urnas eletrônicas disponibilizadas e pagas, assim como o material humano de fiscalização e operacionalização do pleito.
Para 2013, apenas serão disponibilizadas urnas eletrônicas nas comunidades com disputa de chapa, onde o pleito for de chapa única a urna será de lona com voto de papel. São 62 comunidades com inscrição de chapas, sendo que 47 com chapa única e 15 com duas chapas. Três chapas concorrem a diretoria da Uampaf.
Confira os candidatos à direção da Uampaf:
Fátima Ceolin, candidata a Direção da Uampaf pela chapa 8, destaca que espera transparência nas eleições e que deseja trabalhar para que as associações sejam atendidas pelo Poder Público. Fátima tem como principal prioridade resgatar a união do movimento.
Marcos Tumelero, candidato a Direção da Uampaf pela chapa 9, deseja uma eleição sem agressões e que sirva para construir o movimento. Sua prioridade é consolidar a união das lideranças para consolidar a liberdade do movimento comunitário.
Valdir Oliveira de Almeida, candidato pela chapa 7 a Direção da Uampaf, espera a garantia da participação de todos na eleição unificada e tem como uma das prioridades a organização da entidade e defesa incondicional dos direitos dos bairros e vilas da cidade.