A história política gaúcha das últimas cinco décadas se confunde com a trajetória de lideranças do quilate de Pedro Simon (PMDB) e Olívio Dutra (PT), dois ex-governadores. Sim, a lista de políticos respeitados no cenário estadual e nacional é bem maior, formado por homens e mulheres de diferentes matizes ideológicas. Mas, Simon e Olívio estão mais do que nunca em evidência nestas primeiras semanas de 2013.
I I
Um dos fundadores do MDB (sem o P), como prefere pronunciar, Simon mais uma vez se diz magoado com as escolhas de presidentes da Câmara Alta. O parlamentar afirma com todas as letras que ‘as últimas escolhas de presidente do Senado e lideranças foram feitas por um grupo dominante’. Discussões internas nem pensar. Próximos do núcleo do poder instalado no Palácio do Planalto, José Sarney e Renan Calheiros continuam dando as cartas.
I I I
Diferentemente de outras lideranças políticas que optam pela troca de legenda, Pedro Simon prefere o enfrentamento. Suas posições defendidas na tribuna do Senado não passam incólume como ocorre com a maioria de seus pares. Quando questionado sobre temas polêmicos como a sucessão do comando da casa, o ex. governador do PMDB sapeca: “o MDB é mais meu do que dessa gente”.
I V
Não menos polêmica e atual é a posição do mais ilustre filho de Bossoroca. Ao defender a renúncia do deputado José Genoíno (PT), o ex-governador Olívio Dutra (PT) demonstra não ter abandonado os ideais defendidos há mais de três décadas. Dividido entre os que defendem e não defendem os condenados no escândalo do mensalão, o PT comemora sua primeira década no poder. Por mais que se esforcem os fatos afastam a cada dia a sigla do purismo dos primeiros tempos.
Curtas:
# O velório da professora Carlinda Farina, que faleceu na manhã de quarta-feira (16) foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim.
# Primeira mulher a presidir o legislativo erechinense, Carlinda lutava contra um câncer desde o início do ano passado e exerceu seis mandatos.
# Envolvida em movimentos sociais, foi por mais de uma vez titular da 15ª CRE e também da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.
# O prefeito de Erechim, Lucas Farina (PT), decretou Luto Oficial no município por três dias em razão do falecimento da ex. vereadora.
# O governo do Estado anuncia investimento de R$ 1,4 milhão para o Aeroporto Comandante Kraemer, de Erechim.
# Os recursos serão destinados para a construção de uma seção contra incêndio e a compra de uma viatura para combater incêndio.
# Também está prevista a compra de equipamentos para voos por instrumento e a ampliação da pista em 400 metros.
# No único aeroporto da região do Alto Uruguai são realizados diariamente dois voos: Porto Alegre - Passo Fundo - Erechim, e Erechim – Joaçaba –Caçador - Curitiba.
# Os prefeitos eleitos e reeleitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai estão sendo convocados pelo presidente da entidade.
#A primeira reunião de 2013 da AMAU será realizada na próxima quinta-feira (24), na sede da entidade em Erechim.
Dito & Feito: O presidente da Unimed Erechim e do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, participou, representando a Unimed/RS, da última reunião do ano e da gestão 2011/2012 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS), no final do ano passado no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na oportunidade, os 90 conselheiros e conselheiras receberam certificados pela colaboração voluntária e não remunerada prestada ao executivo gaúcho no período.