A coordenadora-geral da Jornada Literária de Passo Fundo, professora Tânia Rösing, apresentou o projeto da 15ª edição do evento ao secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, na manhã desta terça-feira (22). Com o tema "Leituras jovens do mundo", a tradicional jornada, que conferiu a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura reunirá leitores, escritores, intelectuais e artistas entre 27 e 31 de agosto.
Para os debates, estarão no Rio Grande do Sul autores do exterior, como o diretor do Departamento de Psicologia Evolutiva da Universidade de Barcelona, Cesar Coll, e o romancista mexicano Alejandro Reyes. Entre os brasileiros, destaque para Nélida Piñon, Walcyr Carrasco, Jairo Bouer, Laura Müller, André Vianco e Raphael Draccon. A jornada é realizada de forma conjunta pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e prefeitura de Passo Fundo.
Ao alcançar a marca de 32 anos de evento, a 15ª Jornada Literária apresentará também eventos paralelos, como a 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, dirigida a estudantes do ensino fundamental; o 12º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, que ocorre anualmente, alternando cidades da Europa e Passo Fundo em anos de Jornadas Literárias; o 4º Encontro Estadual de Escritores Gaúchos: a criação literária em debate; o 3º Seminário Internacional de Contadores de Histórias; o 2º Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e a segunda edição da JorNight, destinada especialmente aos jovens.
Potencializar a participação de professores da rede estadual que atuam em escolas da abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Passo Fundo, foi um dos temas tratados no encontro de Tânia Rösing com o secretário da Educação do RS. Azevedo reiterou a importância que a Jornada Literária tem para o cenário cultural e educacional gaúchos e garantiu incentivo para que professores da rede participem do evento. Nova agenda para tratar especificamente deste tema deve ser realizada com participação da coordenadora do evento e de técnicos da Secretaria no mês de março.
Novidades
Entre as novidades da jornada para 2013, destacam-se o Encontro Internacional de Bibliotecários e Mediadores de Leitura e da Jornada UPF, que vai reunir universitários da instituição. Também estão previstos sessões de autógrafos, conversas paralelas, oficinas, espetáculos e exposições e um show nacional especial, aberto à comunidade. A ideia também é inovar em relação aos jovens.
De acordo com Tânia Rösing, além de ser realizada de terça-feira a sábado, a partir deste ano, outra novidade é a possibilidade de participação dos alunos de ensino médio nos debates da tarde. Até a última edição, os estudantes do ensino médio participavam da Jornadinha.
No palco de debates e nas grandes conferências, os convidados vão interagir com o público em debates sobre subtemas como corpo, sexualidade e afeto, o jovem da ficção à telenovela, trabalho, autonomia e consumo, convergência das mídias, faces na rede, narrativas transmidiais e a leitura das ruas.
As Jornadas são realizadas a cada dois anos e levam a Passo Fundo milhares de interessados do mundo das letras. Em mais de três décadas, os eventos firmaram-se entre os mais importantes do País relacionados ao incentivo à leitura e à escrita, reunindo nomes consagrados e aproximando autores, artistas e intelectuais de todo o mundo com leitores.
Inscrições e informações
As inscrições serão realizadas somente pela internet a partir de abril até o preenchimento das vagas, no site www.jornadasliterarias.upf.br. Os interessados poderão optar por diferentes modalidades e valores.
A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site da jornada, pelo e-mail [email protected] ou telefone (54) 3316-8368.