OPINIÃO

Fontes em Off - 25/01/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Impacto
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que o impacto da redução das contas de luz nos cofres do Tesouro Nacional este ano será de R$ 8,46 bilhões, valor que será depositado na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A reunião da diretoria da Aneel aprovou ontem uma resolução regulamentando os cortes. Os consumidores residenciais terão uma redução de no mínimo 18%, podendo chegar a até 20%. Já para os grandes consumidores, como indústrias e empresas, a redução pode chegar a no máximo 32%, dependendo da tensão usada em suas redes.

Aporte
O valor do aporte de recursos do Tesouro previsto inicialmente era R$ 3,3 bilhões, mas teve que ser revisto depois que a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia Paranaense de Energia (Copel) recusaram a proposta do governo para a redução de tarifas. Além disso, foi preciso aumentar o aporte de recursos para garantir o percentual maior de descontos,anunciados ontem pela presidenta Dilma Rousseff em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. A redução nas contas de luz passou de 16,2% para 18% (residências) e de 28% para até 32% (grandes consumidores). A redução das contas de luz já está valendo. 

 

Projeção
O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou ontem que a projeção de reajuste no preço da gasolina se situa em torno de 5% para o acumulado de 2013. A informação está na ata da reunião do comitê, realizada na semana passada, quando o Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano. A ata também informa que a projeção aponta recuo de aproximadamente 11% na tarifa residencial de eletricidade. A estimativa, informou o Copom, “leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais recentemente anunciadas, bem como de revisões tarifárias ordinárias programadas para este ano”.

Tarifas
Para o Copom, haverá estabilidade nas tarifas de telefonia fixa e no preço do gás em 2013. Por outro lado, os técnicos elevaram a projeção, construída item a item, para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados pelo governo para o acumulado de 2013, que passou de 2,4% para 3%. Para o acumulado de 2014, a projeção de reajuste para o conjunto dos preços administrados foi mantida pelo BC em 4,5%. Essas projeções, informou o BC, se baseiam, entre outras coisas, em modelos de determinação de preços administrados, que consideram, entre outras variáveis, componentes sazonais, inflação de preços livres e inflação medida pelo Índice Geral de Preços (IGP).

Encontro PSB
O PSB de Passo Fundo sedia o encontro regional dos Movimentos Populares e Sociais Organizados do socialismo brasileiro. A reunião acontece sábado (26), às 17h na sede do diretório municipal – na Rua Bento Gonçalves, 173 sala 01 centro. Estará presente a caravana dos segmentos organizados do PSB estadual e nacional e o secretário executivo do MPS/RS, Antonio Carlos Damasceno Lima.

ProUni I
A primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na internet. Para ver o resultado, o estudante deve entrar na página do programa. Os alunos terão até 31 de janeiro para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. Segundo números divulgados pelo MEC, o balanço final do ProUni registrou 1.032.873 inscritos. O total de inscrições foi 2.011.538, considerando que cada candidato teve a oportunidade de fazer até duas opções de curso.

ProUni II
O estado com o maior número de candidatos na primeira edição do programa neste ano foi São Paulo, com 187.489; seguido por Minas Gerais, com 141.839, e o Rio de Janeiro, com 75.935. Em 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês.

Convênio
Em reunião entre o prefeito Luciano Azevedo e a presidente da SAMI - Sociedade de Auxílio à Maternidade e Infância e CEPIA – Centro de Estudos e Proteção à Infância e Adolescência, Laura Bordignon, na tarde de quarta-feira, 23, ficou garantida a renovação do convênio entre o governo e a organização. Conforme Laura, a contribuição do município é essencial na viabilização dos atendimentos prestados pela entidade. A secretária de Cidadania e Assistência Social, Nelí Formighieri, também esteve presente no encontro, onde ainda foi debatida a construção da nova sede da Sociedade, que irá abrigar a Escola Municipal de Educação Infantil Siloé Rocha Bordignon, SAMI e Cepia.

Eleições 2014
 O diretório estadual do PP promove neste sábado (26), em Xangri-lá, a primeira de uma série de reuniões regionais do projeto Encontros Progressistas.  O objetivo do projeto é ouvir os progressistas de todo o estado sobre o papel e a estratégia do partido nas eleições de 2014. Nesse sentido, os participantes irão responder um questionário sugerindo nomes para a disputa das vagas de governador, vice e senador; partidos preferenciais para a formação de alianças; e avaliando o desempenho do governo Tarso Genro. O encontro será realizado na Câmara Municipal de Xangri-lá (Rua Rio Douradinho, 1385), às 19 horas.

Gostou? Compartilhe