O Hemopasso de Passo Fundo está de sobreaviso e poderá ser acionado pelo Hemocentro de Santa Maria a qualquer momento. Ainda não foi necessário o encaminhamento de bolsas de sangue, mesmo assim o estoque está sendo reforçado. Os passo-fundenses atenderam ao chamado de ajuda e mais de 130 doações de sangue foram realizadas na segunda-feira. A 6ª Coordenadoria de Saúde (6ªCRS) também enviou mais uma remessa de medicamentos ontem. Além disso, os hospitais do município estão disponibilizando leitos para desafogar hospitais da região metropolitana que precisam de vagas para atender os feridos.
Muitos passo-fundenses ficaram comovidos com o drama vivido no município da região central do Estado e procuraram o Hemopasso para doar sangue. “Sempre costumo doar sangue, mas hoje estou aqui para ajudar as vítimas de Santa Maria. A gente se comove com uma tragédia destas”, declarou a doadora Elaine Cararo, de 29 anos.
Conforme o diretor do Hemopasso, Jaderson Pires, o estoque atual é de 276 bolsas de sangue. “Com as doações feitas nesta segunda-feira o estoque está bem seguro. Ainda não fomos acionados, mas caso for necessário estamos com a nossa logística preparada para atendermos a solicitação o mais rápido possível”, declarou Pires.
O Hemopasso está solicitando o agendamento do horário para doação através do telefone (54) 3311-5555. “Mesmo que o agendamento seja marcado para as próximas semanas é importante que as pessoas compareçam. O tratamento dos feridos é longo e vão continuar precisando de sangue. Assim, também conseguiremos manter um bom nível de estoque, inclusive para o período de Carnaval”, salientou o diretor do Hemopasso.
Hemorgs suspende doação de sangue
Devido ao elevado número de doadores de sangue, o Hemocentro do RS (Hemorgs) suspendeu a coleta de material na segunda-feira (28). Até as 13h de ontem, mais de 300 candidatos se colocaram à disposição para doar sangue. A diretora-técnica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), Silvia Spalding, agradeceu a solidariedade da população. "Até sexta-feira (1º) estamos com a agenda lotada".
Mais medicamentos
A 6ª Coordenadoria de Saúde (6ª CRS), a Secretaria Municipal de Saúde e hospitais do município estão mobilizados para auxiliar as vítimas da tragédia de Santa Maria. Ainda no domingo (27) um caminhão com mais de três mil medicamentos, itens de higiene, máscaras e cilindros de oxigênio foi encaminhado para o município. Ontem, mais medicamentos foram enviados para Santa Maria. Segundo o coordenador de saúde adjunto, Arani Paiva, foram encaminhadas 50 doses de Citoneurin - vitamina B12 injetável.
Duas funcionárias da 6ª CRS foram trabalhar como voluntárias em Santa Maria. A voluntária Maria da Graça Castanho resumiu o município como um cenário de guerra, já Lucimar Almeida disse que é necessário que esta tragédia sirva de lição. “As leis precisam ser cumpridas nas boates e que os jovens exijam segurança nestes lugares”, declarou Lucimar.
Hospitais mobilizados
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) recebeu três pacientes de hospitais da região metropolitana, que não são vítimas do incêndio, para desafogar as casas de saúde daquela região que precisam de leitos para atender os feridos de Santa Maria. O HSVP recebeu um paciente com quadro de AVC Hemorrágico, outro com enfarto e um terceiro com insuficiência renal. O Hospital da Cidade também disponibilizou leitos, mas até o momento não receberam pacientes.