OPINIÃO

Fatos 30/01/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oportunismo
Leitor que pede para não ser identificado pela coluna critica o que considera de oportunismo a iniciativa de vereadores em relação a segurança das boates de Passo Fundo. Três vereadores protocolaram pedidos e projetos voltados ao funcionamento das casas noturnas, depois da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, no último domingo. Para o leitor, já existe legislação eficiente que proíbe, por exemplo, os shows pirotécnicos em recintos fechados, mas o que está faltando é fiscalização. Ele também pede mais ação em relação ao barulho causado por alguns estabelecimentos e controle em torno da lotação permitida nos ambientes.

Responsabilidades
A responsabilização pela tragédia em Santa Maria não deve se limitar a prisão dos proprietários da boate e integrantes da banda. Os órgãos públicos também devem ser acionados pela polícia e pela Justiça. O noticiário aponta que houve falhas na expedição de alvará (prefeitura) e na fiscalização das condições de segurança (Bombeiros). Vários depoimentos apontaram que o extintor de incêndio não funcionou. E se não funcionou é porque estava vencido e se estava vencido é porque a inspeção não identificou o problema.

Porcarias
As redes sociais são maravilhosas quando bem utilizadas. Mas, o que tem de gente besta postando cada porcaria é de dar nojo. E o uso político em torno da desgraça alheia é repugnante. Pois o deputado Paulo Pimenta, PT, que é de Santa Maria vivenciou essa situação nestes últimos dias. Por meio de mensagens no FB, disseminadas como pólvora, se tentou vincular a imagem do político com o da boate. A postagem dava conta de que Pimenta era um dos sócios ocultos do estabelecimento, o que foi desmentido pelo mesmo.

Disputa
O ninho tucano está em polvorosa. A pré-candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, não encontra consenso. Eis que, o grupo de José Serra, tenta criar um contraponto à hegemonia de Aécio, lançando o nome do governador Geraldo Alckmin como alternativa. Num cenário que, até o momento, favorece a reeleição da presidente Dilma Rousseff, uma disputa interna no PSDB pode levar ladeira abaixo as pretensões tucanas de voltar ao poder.

Certo
A coluna antecipou a informação de que o vereador Pedro Danelli, PPS, era o mais cotado para assumir a liderança do governo na Câmara de Vereadores. Foi confirmado pelo prefeito Luciano Azevedo na segunda-feira. Danelli tem experiência parlamentar, é de confiança de Luciano e saberá buscar o entendimento com a oposição nos momentos cruciais.

Cargos
O cenário parece tranquilo numa visão geral e superficial. Mas, nas entranhas partidárias dos aliados do atual governo municipal há muita disputa interna quando o assunto é distribuição de cargos.

Gostou? Compartilhe