O programa Prefeitura no Interior pretende identificar as necessidades das comunidades do Interior de Passo Fundo e traçar planos para atender as demandas. O programa foi lançado na tarde de ontem, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ele será desenvolvido pela Secretaria Municipal do Interior (Secrint) que levará a estrutura da prefeitura para os seis distritos do município. A primeira visita será realizada no dia 26 de fevereiro no distrito Sede Independência.
Os números mostram que o interior merece mais atenção. De acordo com os dados da Secrint, cerca de 4,6 mil habitantes do município moram na área rural. Destes 582 são agricultores familiares. São aproximadamente 690 quilômetros de estradas, sete escolas e seis unidades de saúde.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Alberi Ceolin, a principal demanda ainda é a manutenção das estradas, mas as necessidades atuais do produtor vão além. “Também precisamos de segurança, educação e de melhorias nos sinais de telefone e Internet. Facilitar a vida do agricultor fazendo com que ele faça os serviços de banco pela Internet na própria propriedade. Esperamos há anos por um plano que ajude a incentivar a permanência do produtor no campo”, declarou Ceolin.
O principal objetivo do programa é aproximar a prefeitura do Interior. Conforme o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, é uma maneira de ouvir as pessoas que moram na zona rural de forma permanente com o intuito de elaborar uma política para o interior do município. “Estamos lançando um programa que vai nortear os caminhos do nosso governo durante os quatro anos. Queremos ir além das estradas. Também estamos preocupados com a assistência ao produtor, com a tecnologia, com escolas, com telefonia, profissionalização do produtor”, salientou Luciano.
A verba para as demandas do interior é considerada insuficiente pelo prefeito. Corresponde a apenas 1% do orçamento da prefeitura. “Estamos analisando a possibilidade de ampliar o orçamento em 2014. Queremos realizar ações para desenvolver o interior”, revelou Luciano.
Distritos serão visitados
Conforme a secretária de Interior, Liliane Rebechi, a ideia é apresentar a estrutura física e operacional da Secrint para os seis distritos do município: Sede Independência, Bela Vista, São Roque, Santo Antonio do Capinzal, Bom Recreio e Pulador. As visitas serão realizadas durante dois meses. “Vamos levar a estrutura da prefeitura para que eles conheçam o funcionamento. Queremos ouvir e identificar as necessidades e demandas pontuais de cada localidade. Temos crianças carentes, adolescentes, gestantes e idosos que precisam de uma unidade de saúde, transporte e educação”, explicou Liliane.
O Sede Independência, próximo de Burro Preto, será o primeiro distrito a ser visitado pela Secrint. A localidade possui cerca de 110 famílias. “Nossas estradas estão precárias e temos três poços artesianos. No entanto, um deles não está sendo utilizado porque falta equipamentos para que ele funcione. Estas serão algumas das nossas reivindicações”, disse o subprefeito, Ivo Balbinot.
Cronograma:
26/02: Distrito Sede Independência
28/02: Distrito Bela Vista
07/03: Distrito São Roque
12/03: Distrito Santo Antonio do Capinzal
21/03: Distrito Bom Recreio
26/03: Distrito Pulador