Novas sinaleiras estão em funcionamento

Central semafórica deve começar a operar em março, o que vai permitir melhoria do fluxo de veículos especialmente nos horários de pico

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dos oito novos pontos onde foram instalados semáforos entre o final do ano passado e o início deste ano, seis já estão em funcionamento nos bairros Boqueirão, São Cristóvão e Centro. No Boqueirão, as sinaleiras que foram instaladas nos cruzamentos da Avenida Brasil com as ruas Coronel Miranda e Mascarenhas já estão operando. No bairro São Cristóvão, está funcionando o semáforo que fica na esquina das ruas Aspirante Jenner e Avenida Presidente Vargas. No Centro, estão operando os semáforos instalados na esquina da Avenida Brasil com a rua Tiradentes, nas esquinas das ruas Paissandu e Benjamin Constant e no cruzamento entre a rua Uruguai e Avenida Sete de Setembro.

“Praticamente todos os semáforos iniciaram o funcionamento regular no domingo, pois é um dia de movimento mais calmo”, comenta o secretário municipal de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes. Desde a instalação dos semáforos nesses pontos, o que ocorreu entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, eles estavam ligados em amarelo piscante, com o objetivo de alertar a população para a existência desses locais como cruzamentos com sinaleiras. “A ideia de deixar em amarelo piscante foi para que os motoristas adotassem o procedimento de cautela nesses cruzamentos que em breve seriam acionados”, destaca o secretário.

Entretanto, em alguns pontos está sendo feita a sinalização com cones para que os motoristas diminuam a velocidade, observem e respeitem o semáforo. “Por outro lado, estes semáforos já estão em pleno funcionamento dentro do nosso plano e estimativa de execução da obra”, salienta Lopes.

Falta ligar
No bairro São Cristóvão, em dois cruzamentos da Avenida Presidente Vargas, nas esquinas com as ruas São Roque e Camilo Ribeiro, os semáforos ainda não foram acionados. Isso porque, segundo o secretário, está sendo feito um reestudo do local. “Nesses da Presidente Vargas, houve uma alteração do fluxo e da quantidade de veículos que por ali circulam. Em razão disso está sendo feito o reestudo do cálculo do tempo de permanência aberto de uma via em relação à outra. Em razão dessa alteração entendemos não ligá-los porque iria mais prejudicar a fluidez de tráfego do que colaborar”, explica. Depois de uma análise pelo setor de engenharia da Secretaria de Segurança Pública e visita do local, a medida tomada foi de manter desativado por mais alguns dias até ajustar alguns pontos em cruzamentos e paradas de ônibus existentes nas proximidades.

Central Semafórica
Este mês foi realizada a instalação do GPS das sinaleiras, que vai permitir que todos os semáforos de Passo Fundo operem nos mesmos horários. “Isso já permite uma sincronização manual. Em fevereiro será instalado o GPRS, que possibilita o cálculo de veículos na via pública, o tempo, a distância e a velocidade, o que vai permitir que se aumente ou diminua o tempo de permanência aberta conforme o fluxo de trânsito necessário, o que é crucial para a sincronização das sinaleiras”, afirma o secretário. A partir de março, a Central Semafórica, que vai comandar essas ações, será instalada e começará a funcionar na Secretaria de Segurança.

Semáforo na Tiradentes
Com a entrada em funcionamento da sinaleira no cruzamento entre a Avenida Brasil e rua Tiradentes, não é mais possível acessar a via vindo da Avenida. “Os usuários que acessavam a rua antigamente com destino à Vila Annes, deverão fazê-lo descendo a Avenida Brasil, entrando na rua Saldanha Marinho, voltando na Moron e retornado à Tiradentes. Já as ambulâncias que vão acessar o Hospital da Cidade, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 29, inciso 7º, que dá prioridade e preferência aos veículos destinados ao socorro, podem e devem realizar a conversão neste ponto, desde que estejam em caráter de emergência, com o giroflash ligado e com sirenes ligadas”, esclarece Lopes.

Gostou? Compartilhe