A vida é melhor sem Aids. Proteja-se

Campanha nacional de prevenção à Aids no carnaval foi lançada ontem pelo Ministério da Saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na manhã de ontem (31) a campanha nacional de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids durante o carnaval. Com o tema “A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha terá distribuição de preservativos durante os dias de festejos. Este ano, o público-alvo é a população sexualmente ativa e a principal ideia é reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, a Aids ma5a 12 mil pessoas por ano no Brasil. Para tentar evitar que esse número continue crescendo, todos os anos as campanhas de prevenção são intensificadas nesta época. Por isso, o ministério enviou aos estados e municípios mais de 68,6 milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período do carnaval. A campanha também terá anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Foram produzidos três jingles para serem veiculados nas rádios – um em ritmo de axé, cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.
Após o anúncio feito pelo Ministério da Saúde, as secretarias municipais e estaduais passam a elaborar suas estratégias para aplicação da campanha. Em Passo Fundo, a fase é de organização. A previsão é de que até segunda-feira (4) as ações no município já estejam definidas. Um dos objetivos é a ampla distribuição de preservativos nos dias de folia e nos que antecedem as comemorações.

O que são as DSTs
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorréia e sífilis. Algumas DST podem não apresentam sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte. Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids, o HIV.

Gostou? Compartilhe