Discurso
Dois momentos marcaram a fala do novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen, PP, cuja posse foi ontem em sessão solene. O primeiro deles: “a educação é a mais moderna e mais poderosa arma na defesa de um povo”. A segunda: a defesa da liberdade de imprensa e a promessa de ampliar o processo de transparência do Parlamento. Médico de Cruz Alta, Westphalen cumpre o rodizio das bancadas na gestão da Assembleia. Ano que vem será a vez do tapejarense Gilmar Sossella, PDT, que na atual Mesa Diretora ocupa a 1ª secretaria.
Governador
O deputado Alexandre Postal, que se despediu da presidência, fez um breve discurso como deve ser, já que o balanço da gestão foi apresentado na semana passada. Postal, que é de Guaporé, não escondeu o desejo de concorrer ao governo do Estado pelo PMDB. Durante um ano, ele substituiu o governador Tarso Genro por três momentos. Gostou.
Defesa
O petista José Dirceu escreveu em seu blog que o senador Renan Calheiros é vítima de campanha “de falso moralismo orquestrada pela mídia e por grupos organizados”. Para Dirceu, o objetivo da campanha é dividir a base do governo no Congresso.
Contrários
Se for isso, já está dividida. O PSB engrossou o grupo anti-Rene Calheiros para a presidência do Senado e apoia via alternativa que busca garantir segundo turno.
Projeto
O deputado federal Beto Albuquerque protocola na Câmara projeto de lei proibindo shows pirotécnicos em quaisquer locais fechados.
Comissão
Assumiu ontem a nova comissão representativa da Câmara de Vereadores que, para o atual período, será comandada pelo vereador Márcio Patussi, PDT. No próximo dia 15 de janeiro, o Legislativo inicia as atividades plenárias com reuniões das comissões permanentes e também as duas sessões semanais.