Atentados I
A quarta noite seguida de atentados em Santa Catarina resultou na primeira morte desde o reinício dos ataques. Por volta das 3h15, a Polícia Militar (PM) matou um suspeito em Joinville. Das 18h de sábado (2) até as 7h de domingo (3), a PM registrou 12 ocorrências em todo o estado. O suspeito morto estava em uma moto com um comparsa disparando tiros para o alto em uma das principais avenidas da cidade. De acordo com a PM, um policial que dirigia no local avistou os suspeitos e chamou reforços. Ao abordarem a motocicleta em outra rua, o criminoso sacou a arma. A polícia reagiu, matando o suspeito, de 22 anos. Com ferimentos leves, o acompanhante foi preso.
Atentados II
A polícia investiga se os suspeitos são os mesmos que haviam atirado contra uma base da PM na cidade três horas antes. Por volta da 0h30, dois homens em uma motocicleta dispararam em direção ao posto policial, mas nenhum tiro chegou a atingir o local. A madrugada deste domingo também registrou três atentados a prédios de prefeituras. Em Araquari, norte do estado, quatro homens em duas motos incendiaram uma das salas da subprefeitura por volta da 1h10. No local, também funciona uma base da PM. Em Itajaí, no litoral norte do estado, um coquetel molotov atingiu o muro da subprefeitura. Em Chapecó, no oeste catarinense, criminosos tentaram atear fogo a uma garagem da prefeitura. Eles chegaram a cortar a tela, mas desistiram da ação, deixando vasilhames de combustível no local.
Atentatos III
A PM registrou atentados contra quatro ônibus. Em São Francisco do Sul, um ônibus foi incendiado, sem deixar vítimas. Em Chapecó, um micro-ônibus escolar estacionado em via pública também pegou fogo. Em Joinville, um ônibus teve um vidro lateral quebrado por um estilingue e, em Criciúma, sul do estado, dez homens invadiram um ônibus e atearam fogo no veículo por volta das 18h de ontem. Os passageiros conseguiram fugir. Em Maracajá, também no sul do estado, duas carretas estacionadas no pátio de um posto de gasolina na BR-101 ficaram completamente destruídas por um incêndio. A polícia investiga as causas do incidente, mas não descarta a ligação com a onda de atentados no estado.
Cidades digitais
O reforço de R$ 100 milhões no Programa Cidades Digitais abriu espaço para que seja aberta uma nova chamada de municípios interessados em participar do projeto. A partir de amanhã (4), as inscrições vão estar disponíveis no site dos Ministério das Comunicações. O aporte extra ocorre em função da inclusão do Cidades Digitais no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na última terça-feira (29), foram assinados os contratos com os primeiros 80 municípios selecionados. O objetivo do projeto é modernizar a gestão municipal, oferecer acesso da população a serviços de governo eletrônico e incentivar o desenvolvimento local.
Orientação
Neste ano, 353 novos gestores assumiram o cargo de prefeito no Rio Grande Sul. A grande maioria deles irá se deparar pela primeira vez com a complexidade da administração pública e suas limitações. Com o objetivo de garantir informações seguras e estimular ações corretas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), lançou uma série de iniciativas para auxiliar os administradores. Em funcionamento desde o dia 20 de dezembro, o Plantão dos prefeitos já recebeu a visita de dezenas de gestores interessados em receber orientações do corpo técnico da instituição. O serviço funciona no 3º andar do prédio-sede do TCE-RS e nos serviços regionais de auditoria, das 10h às 18h e será mantido até o dia 1º de fevereiro.
Infantil
As escolas de educação infantil de Passo Fundo recebem os alunos matriculados a partir da próxima quarta-feira, dia 6. Os professores já estão trabalhando desde 1° de fevereiro, desenvolvendo atividades pedagógicas internas, como preparação e programação para o ano letivo de 2013. A expectativa é de que o número de crianças matriculadas seja próximo a 2.800, número de alunos que ingressaram na rede no ano passado. Passo Fundo conta atualmente com 26 escolas de educação infantil.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |