As obras de duplicação da BR 285, entre a Perimetral Leste e o trevo da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, deverão ser entregues dentro do prazo estabelecido. A garantia de que os trabalhos serão finalizados em março de 2013 é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). As obras iniciaram em junho de 2011 e os prazos já foram prorrogados por quatro vezes (fevereiro 2012, agosto 2012, dezembro 2012 e março 2013). O orçamento inicial de R$ 11,7 milhões aumentou para R$ 13,4 milhões com a revisão do projeto para ampliação das obras até o trevo da Polícia Rodoviária Federal.
Conforme o engenheiro do Dnit, Adalberto Jurach, as obras deverão ser finalizadas ainda no final de fevereiro. Nas próximas semanas, a empresa Construbrás deverá concluir os serviços de pista e a terraplanagem e drenagem nas rótulas do bairro São José e Avenida Brasil. Uma mureta deverá ser construída para dividir as pistas e a sinalização será toda feita. “Falta alguns trechos de base, está em execução camadas de asfalto e serviços complementares como meio fio e calçadas. Todas as frentes estão sendo atacadas”, disse Jurach. Os trabalhos foram intensificados nas últimas semanas. “As obras estão andando bem e a empresa foi novamente pressionada, inclusive pelo Dnit, para terminar o serviço. A empresa enviou mais equipes”, disse o engenheiro do Dnit.
A obra
A obra contempla duas pistas, com quatro faixas de tráfego, de 3,6 m de largura cada e acostamentos de três metros. Foram construídas uma passarela no trevo da São José e uma passagem inferior para pedestres na entrada do bairro Coronel Massot. Também acontece a reformulação das interseções, execução de passeios para pedestres, sistema de drenagem pluvial, entre outros melhoramentos.
Cerca de 90% das obras da BR 285 estão concluídas
· 1 min de leitura