Secretarias estudam alternativas para Museu e Teatro

Ação conjunta entre secretarias já está em andamento para a captação de recursos federais.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma das metas do governo municipal é restauração e conservação do Espaço Cultural Roselli Doleski Pretto, que está em condições precárias e necessita de intervenção urgente. O espaço é formado pelos museus Histórico Regional, de Artes Visuais Ruth Schneider, Teatro Municipal Múcio de Castro, Academia Passo-Fundense de Letras e Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski. Uma ação conjunta entre secretarias já está em andamento para a captação de recursos federais.

Nesta semana, secretários municipais estiveram no local para debater a situação atual das edificações e do espaço cultural. Participaram os secretários de Planejamento, Ana Paula Wickert, Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, Desporto e Cultura, José Ernani de Almeida, e o presidente da Funzoctur, Daniel Lé.

De acordo com a secretária de Planejamento, os projetos para restauração dos museus e do teatro já estão prontos. “Cabe agora a captação de recursos para a execução. Algumas medidas imediatas já foram discutidas, tais como: fechamento do estacionamento na área interna do quarteirão dos museus e teatro, pois a presença de veículos nesta área é prejudicial à preservação das edificações”, explica Ana Paula.

A secretária de Planejamento observou ainda que a frenagem dos ônibus que param ao lado dos prédios do Espaço Cultural acarreta deslocamento do solo e, em consequência, problemas estruturais nas paredes das edificações.
Os secretários também discutiram, durante a visita, a criação de um projeto para efetivação do Espaço Cultural, fomento a cultura e arte em Passo Fundo. Com o fechamento do estacionamento interno, a ideia é criar o "Pátio da Cultura", com atividades ao ar livre, como oficinas de arte e cultura para crianças e adultos.

Gostou? Compartilhe