Confirmando o prognóstico para o feriadão de Carnaval, o clima em Passo Fundo foi abafado, com chuvas isoladas e encoberto. Entre domingo (10) e segunda-feira (11), a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, registrou pouco mais de 60 mm de chuva, o que representou cerca de 35% do volume esperado para o mês de fevereiro (165,8mm). Segundo observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio, para o feriado de carnaval (12), a previsão é de tempo encoberto, pancadas de chuva fortes, com trovoadas, porém em pontos isolados na região. O tempo fica abafado, quando o sol aparece entre muitas nuvens. A temperatura máxima chega a 28°C e a mínima será de 18°C.
Até o final desta semana, o tempo não muda muito. O sol brilha entre nuvens e as temperaturas seguem elevadas, mas até o fim do dia as áreas de instabilidade se intensificam e são esperados temporais. As temperaturas variam entre 18°C e 26°C.
Prognóstico
O prognóstico do 8º Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia, que funciona em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, para os meses de fevereiro, março e abril aponta que o final do verão será com má distribuição das chuvas. “Nos primeiros 18 a 20 dias do mês de fevereiro teremos praticamente em todos os dias a ocorrência de chuvas na nossa região. Podem ocorrer pancadas de chuva, porque teremos muitas nuvens”, explica Sampaio, esclarecendo que serão pancadas localizadas e mal distribuídas.
Esta característica deve permanecer até a primeira quinzena de março. Já as temperaturas, que estão um pouco abaixo da média em fevereiro, tendem a voltar à normalidade a partir do dia 20 de fevereiro.
Para março, o prognóstico aponta temperaturas dentro das médias tanto nas mínimas quanto nas máximas. Em abril, quando já será outono, que começa 21 de março, “já poderemos ter a partir da segunda quinzena as geadas precoces, assim chamadas pelos meteorologistas, que são as geadas fracas que ocorrem geralmente nas baixadas”, ressalta o observador.
Área de instabilidade avança sobre a região
· 1 min de leitura