OPINIÃO

Legalidade

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+



Táxis
Os dois projetos de Patric Cavalcanti (DEM) são positivos para um bom debate sobre temas importantes para a sociedade. O da proibição de consumo de bebida alcoólica das 24h às 6h em via pública e do incentivo ao uso de táxis em função da Lei Seca.

Táxis
Digo isto porque alguns dos grandes problemas de nossa sociedade se resolvem com regras firmes e fiscalização permanente. A polêmica em limitar direitos é sempre decorrente de que alguns acreditam que podem tudo em qualquer lugar e qualquer hora.

Consequências
Hoje a multa por dirigir alcoolizado é de R$ 1.950,00 podendo ainda ficar por um prazo de seis meses sem habilitação e conforme a situação responder processo crime. A utilização de táxis é certamente mais segura, evita roubos, furtos e ainda possibilita que todos possam, de forma legal, se divertirem.

Despesas I
Acredito que o bom debate sempre é importante. A questão do taxímetro desligado ou preço cobrado são dois pontos a discutir e resolver, mas respeitando o serviço de cada um. O taxista se expõe aos perigos como falta de segurança, tem a manutenção dos veículos, preço da gasolina, entre outros fatores, e reclamar do preço cobrado é justo, mas devemos ter um meio termo nessa discussão.

Despesas II
Vejo poucas reclamações sobre o preço de entrada nas boates, jogos de futebol e de bebidas alcoólicas. Dias destes utilizei o táxi à noite do centro até minha casa, na Cohab II para três pessoas e paguei R$ 20,00. Valeu à pena, pois contei com o conforto e rapidez. Sei dos abusos e estes devem ser coibidos, mas não podemos generalizar e este projeto de lei vem a provocar mudanças de hábitos necessárias para o convívio na sociedade. Os abusos de preço devem ser denunciados e coibidos.

Público
A lei que proíbe o uso de bebida em vias públicas é outra que vem a contemplar a regularização de um espaço que é de todos e não de alguns. O projeto não pretende proibir o consumo, podemos e devemos ter local adequado para isto. Este projeto, se aprovado, termina com grande parte da sujeira da cidade, acidentes e ainda valoriza os estabelecimentos comerciais devidamente legalizados para este fim.

Uampaf
A eleição unificada do movimento comunitário é possível ser realizada e para isto basta o Conselho Deliberativo decidir e organizar o pleito. Entre um congresso e outro, o Condel é soberano e suas deliberações registradas, ou não valem. A unificação das eleições é efetuada há mais de dez anos e existe inclusive jurisprudência sobre este tema.

Legalidade
O projeto do Vereador Alex Necker (PCdoB) sobre um circuito de ônibus em horários alternativos e que venha contemplar as pessoas que desejam ir para casa depois da balada é positivo. Neste porém acredito que o ideal é que se tratando de coisa pública se faça licitação e aproveitando o tema se busque a legalidade de todo o sistema e venha corrigir falhas de um projeto de lei de autoria do Executivo aprovado por todo o legislativo que viabilizou a concessão atual do transporte coletivo até 2017, quando na época já se previa licitação. Bom debate, até porque muitos que aprovaram o projeto hoje continuam no cenário político.

Alegria
No último domingo comemoramos os dois anos de Ana Vitória, nossa filha querida que com sua irmã Roberta completam nossas vidas. Eu, Cleomara, mais amigos e familiares agradecemos a Deus por esta vitória e ao doutor Vladson Roberto Rossetto as nossas homenagens pelo apoio e profissionalismo em um dos momentos mais especiais de nossa existência.

Sintonia
Quando deputado estadual, o prefeito Luciano Azevedo sempre participou e valorizou o movimento comunitário. Não me surpreendo de sua metodologia e organização em tratar com as associações de moradores e encaminhar as devidas soluções. Sei que muitos frutos serão colhidos da boa convivência democrática e parceria de interesse coletivo.

Democracia
Em se falando de convivência democrática algumas pessoas devem se acostumar com o debate de idéias. A questão do funcionamento das escolas de ensino infantil vira uma troca de ataques porque ainda temos aqueles que rejeitam o simples questionamento. Admiro e valorizo todos os profissionais de educação, são valentes e competentes. É um tema geral os dias sem aula. Nesta semana não funciona na segunda, terça (feriado) e quarta apenas após as 13h. Na semana passada foi na sexta, segunda e terça. Respeitar e valorizar os educadores, reconhecendo aqueles pais que trabalham nestes dias é tarefa necessária para o equilíbrio das relações na sociedade.


Gostou? Compartilhe