Administração quer valorizar Conselhos Municipais

Assunto foi pauta de uma reunião de orientação para todos os integrantes do primeiro escalão do governo, realizada na manhã desta segunda-feira, 18

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A valorização da opinião dos diferentes grupos sociais que compõem a cidade de Passo Fundo, representados em quase 30 Conselhos Municipais, é um dos objetivos do novo governo, através do apoio da criação da Coordenadoria dos Conselhos Municipais, que tem o gerenciamento do sociólogo e economista, professor Ginez de Campos. O assunto foi pauta de uma reunião de orientação para todos os integrantes do primeiro escalão do governo, realizada na manhã desta segunda-feira, 18. “Nosso objetivo é aperfeiçoar a interlocução entre a Prefeitura e os Conselhos Municipais e valorizar o seu papel, para a construção de uma verdadeira parceria na formulação de políticas públicas”, informa Ginez.

A ideia principal, segundo o coordenador dos conselhos, é ouvir a sociedade civil organizada para que os grupos contribuam na formulação de planos municipais em suas áreas específicas, sejam elas a cultura, o turismo, prevenção de uso de drogas, pessoas com deficiências, segurança pública, entre várias outras.

Um levantamento preliminar aponta a existência de 28 Conselhos Municipais, alguns em pleno funcionamento e outros inativos. Todos são paritários, ou seja, de maneira geral contam com 16 conselheiros, titulares e suplentes, sendo oito representantes da sociedade e outros oito de entidades governamentais. Neste momento, o governo está atualizando seus representantes, já que os que atuavam até o final do ano passado haviam sido indicados pela gestão anterior. Agora, o governo está fazendo novas indicações e compondo suas representações. “A ideia é que os conselhos se reúnam, discutam seus temas, sugiram propostas e projetos, que depois serão votados no plenário do conselho e encaminhados para o poder executivo. Desta forma, é possível colocar em prática as discussões levantadas pelos diferentes grupos”, esclarece Ginez. Outro fator importante levantado pelo coordenador é a criação do Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico de Passo Fundo, que contará com representantes de todos os conselhos municipais. “Não adiantaria criar um conselho maior se os conselhos específicos não tiverem interlocução e valorização de seu papel”, disse.

A Coordenadoria dos Conselhos Municipais está instalada junto à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, na Sala dos Conselhos, na Rua Teixeira Soareas, 625 (antigo quartel). O telefone é o 3312-3070 - ramal 221. E-mail para contato:[email protected].

Com informações da Assessoria PMPF

Gostou? Compartilhe