População carcerária
Representantes da Susepe se reuniram com o prefeito Luciano Azevedo, para solicitar melhorias junto ao Presídio Regional de Passo Fundo. Acompanharam o encontro o secretário de Obras, João Bordin, o articulador político, Ronaldo Rosa, e o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Tassi (PTB). Na ocasião, foram solicitadas obras de canalização, melhorias no acesso e na iluminação do local. A falta de médico para atender aos presos também foi apontada durante a reunião, sendo que o único médico que atendia a cada duas semanas, voluntariamente, no presídio, não trabalha mais no local. Conforme Luciano, apesar de a responsabilidade ser do estado, o município irá buscar um contato com a Coordenadoria Regional de Saúde, para que um profissional seja direcionado para o atendimento dos apenados. Atualmente, a população carcerária de Passo Fundo é de, aproximadamente, 800 presos.
Renovação
Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, foi tomada hoje (17) por fiéis que se concentraram no local para a penúltima missa dominical do papa Bento XVI, primeira celebração dominical do pontífice após o anúncio da renúncia. Na missa, o papa, que falou em várias línguas, apelou para a renovação e reorientação da Igreja Católica Apostólica Romana. O papa apelou para a renovação da Igreja Católica Apostólica Romana e a rejeição do orgulho e do egoísmo. Bento XVI pediu aos fiéis a não instrumentalizar a fé em seu próprio benefício, "dando mais importância ao êxito e aos bens materiais".
Ataques
O incêndio em um carro particular na cidade de Tubarão (SC) elevou para 107 o número de ataques no estado desde o dia 30 de janeiro. De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, o incidente foi registrado por volta das 3h15 de ontem na Rua Fernando Esmeraldino de Menezes, no bairro Fabio Silva. O veículo estava estacionado em frente a uma residência, mas não chegou a queimar por completo. Segundo a PM, os autores do ataque jogaram gasolina nos pneus do carro e o fogo atingiu “o para-choque traseiro, a sinaleira esquerda e a borracha do vidro dianteiro”. O incêndio foi controlado com extintores de carros da polícia.
Mito I
Com a Lei Seca mais rigorosa desde janeiro para os motoristas que forem flagrados dirigindo embriagados, voltam a circular na internet informações de que é possível burlar a fiscalização. No mundo virtual, a informação é que é possível driblar o bafômetro ao tomar alguns comprimidos do princípio ativo pidolato de piridoxina, derivado da vitamina B6. Indicado para tratamento de pessoas com problemas hepáticos, como cirrose, o remédio age na remoção do álcool dos tecidos e do sangue, conforme a bula, Com tarja vermelha, deve ser vendido com receita médica. De acordo com José Luís Maldonado, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, apesar de o medicamento acelerar o metabolismo do álcool no organismo, ele não elimina os efeitos da substância no comportamento da pessoa.
Mito II
Maldonado esclareceu que o medicamento é usado para a recuperação de pessoas que sofrem de intoxicação severa por álcool ou para aquelas pessoas que estão com problemas hepáticos, como cirrose hepática e fígado alcoólico. O remédio provoca também efeitos colaterais, continuou Maldonado. Entre eles, sonolência, dor abdominal, vômito, náusea e, em grandes quantidades, pode levar à trombocitopenia (problema com a capacidade de coagulação).
Amzop
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), participou da inauguração da sede própria da Associação dos Municípios da Zona da Produção – AMZOP, fundada na década de 60 e que atualmente é a maior associação do gênero no estado, reunindo 42 municípios. Na ocasião foi eleito o prefeito de Caiçara, Zilio Roggia (PMDB) que sucederá Marcelino à frente da entidade. Os próximos presidentes serão apontados pelo PP, PDT e PT. Roggia destacou que pretende dar continuidade aos pleitos iniciados pelas gestões anteriores, mas também debater em profundidade temas como o ICMS, a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os pedágios