O número de veículos circulando nos horários de maior movimento aumentou com a volta das aulas nas escolas particulares e com o final das férias de muitos trabalhadores nesta semana, em Passo Fundo. Os congestionamentos, que não eram mais percebidos na Avenida Brasil e principais cruzamentos da região central desde dezembro, voltaram a incomodar os motoristas e pedestres. O período chuvoso dos últimos dias também contribui para a falta de fluidez. Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito que poderiam amenizar a situação nestes momentos não estão sendo vistos pela comunidade e boa parte deles está de férias.
A equipe de reportagem do Jornal O Nacional percorreu a Avenida Brasil, no trecho que corresponde entre os Colégios Notre Dame e Bom Conselho, no horário entre às 13h30 e 14h da tarde de ontem (19). O movimento era intenso e consequentemente o trânsito estava lento. Filas de carros se formaram na Avenida Brasil e nas ruas laterais. Nenhum agente de trânsito foi encontrado no trecho e no horário de maior movimento durante este período.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Gilmar Lopes, a Guarda Municipal de Trânsito informou que havia agentes trabalhando neste horário. “O que pode ter acontecido é que os agentes também atuam próximo a outras escolas da cidade”, justificou Lopes.
O secretário também salientou que os meses de janeiro e fevereiro é o período em que boa parte dos agentes está em férias. Atualmente, existem aproximadamente 70 agentes de trânsito. Cerca de 30 estão em atividade, outros 20 estão em férias e também há aqueles que estão em laudo ou de licença. “A maioria do pessoal que está em férias deve retornar até o dia 1º de março. Entre 10 a 15 agentes atuam nas ruas durante os turnos da manhã e tarde. Dois agentes reforçam o horário das 17h. Durante a noite e madrugada, o plantão funciona com três agentes em cada um destes turnos”, informou o secretário.
A Secretaria de Segurança está elaborando um plano de reestruturação do Núcleo de Agentes de Trânsito e o estudo será levado para apreciação do prefeito Luciano Azevedo. O órgão analisa a possibilidade de admitir novos agentes.
Escolas devem comunicar retorno
As escolas devem fazer uma comunicação prévia do retorno das atividades para auxiliar no planejamento da Guarda Municipal de Trânsito. “Embora saibamos que este é um período de retorno das escolas, existem variações nas datas e nos horários de cada uma”, salientou Lopes.
O secretário visitou na última segunda-feira, o Colégio Notre Dame, para desenvolver na escola um trabalho de educação no trânsito em parceria com o setor de educação do Núcleo. Estas visitas deverão ser realizadas em outras escolas no decorrer das semanas. Na oportunidade, também foi discutido a questão do trânsito nas imediações da instituição. “A nossa ideia é trabalhar com a escola para oferecer mais segurança no trânsito”, ressaltou o secretário.
O Colégio Notre Dame informou que a escola está no local há 90 anos e possui atualmente 1,5 mil alunos. A cogitação de mudança do local de entrada dos alunos não resolveria o problema do trânsito, uma vez que a Moron também possui grande movimento. O local possui um estacionamento com tolerância de cinco minutos na frente da escola para que os pais deixem os filhos em segurança. O colégio também deverá fazer uma campanha de conscientização e educação no trânsito com foco nos pais e alunos.