Confronto
A comissão de negociação formada pelo Executivo para negociar a pauta de reivindicações do Simpasso, não teve boa acolhida pela entidade de classe. Em nota encaminhada ontem às redações, o Sindicato diz que o prefeito Luciano Azevedo está sendo blindado com esta iniciativa e que a entidade foi surpreendida com a comissão, que deve atrasar as negociações. Ao que consta, o prefeito Luciano não precisa participar diretamente de todos os atos. Ele pode e deve delegar. No caso, a comissão está muito bem representada pelo secretário de Finanças, Gilberto Bedin, que cuida da chave do cofre, e pelo Procurador Geral do Município, Adolfo Freitas, que conhece os aspectos legais, além do chefe de gabinete e a secretaria de Administração.
Limite
Uma das informações repassadas pelo procurador ao Simpasso refere-se ao comprometimento da receita com a folha. Segundo Freitas, a folha representou 58% da receita, no último quadrimestre de 2012, o que não é permitido legalmente, já que o limite prudencial é de 51,30%. O Simpasso contesta a informação e diz que o secretário Bedin, em 30 de janeiro deste ano, aponta um comprometimento de 47,30%, o que daria margem para negociação.
Mandato
O vereador Marcos da Silva, PP, já está programando a segunda viagem para Brasília, no final do mês de março. Ele constrói uma relação estreita com o gabinete do deputado federal Jerônimo Goergen, que promete mais atuação em Passo Fundo. Na primeira visita que fez ao parlamentar, no começo deste ano, Silva ficou impressionado com o dinamismo de Goergen, conhecido por sua atuação em prol do meio rural. O vereador se espelha na experiência do deputado progressista para conduzir seu mandato na Câmara de Vereadores. Silva quer concentrar a atuação em ações e projetos que tragam resultado efetivo ao cidadão.
Lista
O ex-deputado e atual presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, também está na lista das 100 personalidades mais influentes do agronegócio pela revista “Dinheiro Rural”, em sua edição especial número 100. Da mesma forma em que consta da lista o nome do empresário Erasmo Battistella, da Bsbios.
Pesquisa
E o que dizer a respeito do resultado da pesquisa que o Ministério da Saúde divulgou ontem sobre uso de álcool e trânsito? O levantamento revela que entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (39,3%). O enfrentamento do problema merece mais seriedade.