As gêmeas siamesas Kerolyn e Kauany Ribeiro do Amaral receberam alta hospitalar, ontem, no Hospital São Vicente de Paulo, após um ano e 19 dias de internação. Na Pediatria do HSVP, as pequenas comemoraram o Natal, o 1º ano de vida e a festa de carnaval deste ano. Kauany e Kerolyn deram alta hospitalar pesando 5.700 kg e 7.030 kg, respectivamente.
O diretor médico Dr. Rudah Jorge, lembra que quando elas nasceram e foram para o Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal, a direção médica começou a discutir se fariam a cirurgia de separação no São Vicente ou se encaminhariam para outra instituição. “A decisão foi de que elas seriam submetidas à cirurgia no HSVP e as duas deveriam sobreviver”, disse. A cirurgia foi feita, no dia 02 de outubro, por uma equipe multiprofissional que teve sucesso absoluto. Esse sucesso deveu-se a capacidade dos cirurgiões envolvidos, ao trabalho dos médicos anestesiologistas e, principalmente, ao trabalho da enfermagem, que cuidou das meninas diuturnamente”.
O cirurgião pediátrico Dr. Gustavo Pileggi Castro, responsável pelo procedimento cirúrgico, destacou que daqui para frente Kerolyn e Kauany terão uma vida normal. “Os cuidados que elas necessitam é o manejo adequado de uma bolsa de colostomia utilizada para a saída das fezes e o uso de medicação contínua para controlar o refluxo da bexiga. Elas também deverão passar por outras cirurgias para correção de malformações”.
Emoção da equipe
Um misto de emoção, alegria e saudade tomou conta dos profissionais que cuidaram das meninas. “É um sentimento ambíguo. Ao mesmo tempo em que a gente sabe que elas estão bem e precisam ir para casa, junto da família, nós já estamos com saudades. Dá um nó na garganta”, confessou a técnica de enfermagem Marelize Woivoda, que estava cuidando das gêmeas enquanto elas dormiam, horas antes da alta. A Dra. Jaqueline Cabeda, pediatra que acompanhou as meninas estava bastante emocionada no momento da alta. “Sinto-me muito feliz. Foi uma batalha que conseguimos vencer”. Para o Dr. Gustavo ver o resultado positivo de um longo trabalho é muito gratificante
Dia mais feliz
Este foi o dia mais feliz da vida dos pais Juliano do Amaral e Silva e Adriana Ribeiro. Com as filhas no colo, eles estavam ansiosos para levá-las para casa. “Estou muito feliz. É uma vitória. Este é o melhor dia da minha vida. Eu agradeço de coração aos profissionais do Hospital São Vicente que sempre me acolheram, aos médicos e equipe de enfermagem pelo cuidado com as meninas”, disse a mãe.