Em alerta contra os temporais

Frente fria, responsável pela chuva, deverá se locomover até a região de Passo Fundo nesta quinta-feira (21). Na capital, taxista teria sofrido mal súbito após perceber a água invadindo veículo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O forte temporal que atingiu o Estado na tarde desta quarta-feira (20) deixou ruas alagadas, milhares de residências sem energia elétrica e uma vítima fatal em Porto Alegre. O taxista teria tido um mau súbito quando seu veículo foi invadido pela água. Ao tentar sair do carro, caiu pela força da correnteza e morreu afogado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal acumulou 69 mm de água em apenas uma hora. O volume é o maior registrado na estação automática localizada no bairro Moinhos de Vento.

A forte chuva também bloqueou parcialmente o funcionamento de três estações da Trensurb e impediu a aterrissagem de pelo menos duas aeronaves no Aeroporto Internacional Salgado Filho, que operou durante a tarde por instrumentos para pousos e decolagens.

Pelo Estado, a área de instabilidade provocada por uma frente fria, com origem no Sul do Estado, também deixou grandes estragos. Ruas de Pelotas e de Uruguaiana ficaram alagadas e casas foram destelhadas. Nestas cidades, o volume registrado de chuva em apenas uma hora chegaram 50 e 100 mm respectivamente. Em Passo Fundo, nuvens carregadas e descargas elétricas deram sinais que o temporal passaria pelo município, mas o fenômeno acabou se deslocando para a região de Erechim.

No entanto, segundo o observador meteorológico, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a frente fria ainda permanece na região até a tarde desta quinta-feira (21), podendo provocar temporais, fortes rajadas de vento e queda de granizo. Durante o dia e na sexta-feira (22) o sol volta a predominar durante o dia.

Na madrugada de sexta-feira, com a entrada de uma massa de ar frio e seco, pode haver declínio na temperatura, chegando a 16°C. Na sexta-feira, com o predomínio do sol, as temperaturas voltam a subir, permanecendo assim no sábado (23). No domingo (24), com o aumento da nebulosidade, a previsão é de chuva.

Gostou? Compartilhe