Depois de um pequeno período de férias, o Plural Coletivo LGBT retomou suas atividades em uma reunião-assembleia no último sábado (16) na sede do CPERS Sindicato. Na reunião, os participantes do grupo aprovaram alterações na coordenação do grupo e definiram o tema da próxima Parada da Diversidade, que acontece no dia 1º de setembro.
Aprovado por unanimidade, o tema da II Parada da Diversidade de Passo Fundo será “Em defesa das famílias”. O tema foi decidido depois de uma longa discussão aonde se trouxe como pauta o fato de fundamentalistas usarem a frase “em defesa da família” para se referir a LGBTs como destruidores do modelo familiar padrão.
O objetivo do grupo é mostrar que famílias de mães e pais solteiros são comuns na atualidade, assim como crianças criadas por seus avós, que também fogem do modelo padrão e nem por isso deixam de ser família.
LGBTs também tem e são família. As relações entre LGBTs, também chamadas de famílias homoparentais, são uma das constituições possíveis entre as inúmeras possibilidades de famílias, que assumem um caráter de pluralidade, no qual o afeto é o laço constituidor mais importante.
O Plural Coletivo LGBT
Aberto a sugestões e novos integrantes, o Coletivo deixa seu compromisso com a população LGBT de Passo Fundo e região, de não medir esforços na luta pelo combate à homofobia, e na conquista de espaço e igualdade em Direitos Humanos.
Atual coordenação do grupo
Coordenador Geral: Ronaldo Pires Canabarro
Suplente: Cristiano Roese
Coordenador Técnico: Icaro Bonamigo Gaspodini
Suplente: Luis Fernando Vanin
Coordenadora Finaceira: Daniela Venturini
Suplente: Ana Venturini
Coordenador de Comunicação: Willian Guimarães
Suplente: Ingra Costa e Silva
Conselho Fiscal: Arthur Bispo, Juliano Bueno e Eduardo Reder
Suplentes: Luís Henrique Brock, Juliana Honório e Gabriel de Andrade