A Prefeitura de Passo Fundo divulgou durante o lançamento do programa “A maior obra é você” o maior investimento com recursos próprios da história do município. Serão investidos R$ 55 milhões em obras de infraestrutura nos próximos quatro anos que englobam três principais ações: uma usina de asfalto nova, a criação de uma Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Econômico para atender exclusivamente as demandas das empresas e melhorias na Secretaria de Obras.
As ações do programa serão desenvolvidas pelas Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é criar a infraestrutura necessária para atender a demanda de obras do perímetro urbano e distritos do município. “Este é o maior programa de investimentos com recursos próprios da história da prefeitura. Queremos qualificar os serviços da prefeitura e melhorar a vida das pessoas, por isso que o programa se chama ‘A maior obra é Você’. É um trabalho planejado para quatro anos. Esta é a visão desta gestão. Prefeitura não é uma corrida de cem metros, mas uma maratona”, declarou o prefeito.
O compromisso do município é asfaltar durante esta gestão dois milhões de m² de ruas. Já nestas primeiras semanas, serão pavimentadas cerca de 60 quadras. Só em maquinário serão investidos neste primeiro momento R$ 8 milhões.
Criação da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Econômico
Uma das novidades deste programa será a criação da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Econômico. O órgão terá uma estrutura própria e específica para atender as demandas das empresas. O projeto de criação desta coordenadoria será encaminhado para a Câmara de Vereadores para apreciação. Serão adquiridos escavadeira hidráulica, pá carregadeira, retroescavadeira, rolo compactador, caminhões caçamba, motoniveladora e um veículo leve. Motoristas para caminhão e operadores de máquinas deverão ser contratados para este setor. “Hoje é quase impossível atender ao mesmo tempo as demandas das empresas e dos bairros. Com esta coordenadoria teremos todas as condições de atender os empresários e fazer serviços como terraplanagem e pavimentação sem precisar parar os trabalhos nos bairros”, explicou o secretário de Obras, João Bordin.
Melhorias na Secretaria de Obras
A segunda ação anunciada foi a melhoria da estrutura da Secretaria de Obras. Novos equipamentos serão adquiridos para o parque de máquinas como rolo compressor, caminhões e retroescavadeira. Os servidores receberão cursos de qualificação e novos operadores de máquinas, motoristas e 30 operários para o trabalho de rua serão contratados.
O prefeito Luciano salientou que estes investimentos cumprem o compromisso de valorizar a secretaria de Obras e seus servidores. Ele disse ainda, que em anos anteriores o modelo utilizado para executar os serviços de obras era terceirizar os trabalhos. “O próprio BID disse que com a atual estrutura da Secretaria não dava para financiar. O modelo que vinha sendo usado era o de terceirização que é muito mais caro”, justificou o prefeito.
Nova usina de asfalto
Atualmente, existem em Passo Fundo 864 mil m² de ruas sem pavimentação, o que corresponde a 302 ruas, fora as ruas asfaltadas que precisam de melhorias. Para conseguir cumprir a meta dos dois milhões de m² de asfalto, o município também vai adquirir uma nova usina de asfalto triplicando a produção passando de 25 toneladas de asfalto por hora para 80 toneladas. A Secretaria de Finanças já foi autorizada a liberar os recursos para a usina.
Repercussão
Estiveram presentes no lançamento do programa os secretários municipais, vereadores, presidentes de associações de moradores e presidentes de partidos políticos. O vereador Eduardo Peliciolli (PSB) que estava representando a mesa diretora da Câmara de Vereadores destacou que as questões de infraestrutura estão entre as principais demandas recebidas na Casa. O presidente do loteamento Boqueirão, Antonio Espíndola, disse que está surpreso com o trabalho da nova administração. “Foi um anúncio audacioso. Moro há 30 anos no município e não me lembro de um investimento como este. Será utilizada uma boa parte do orçamento municipal. Esperamos que este compromisso realmente se concretize”, declarou Espíndola.