OPINIÃO

Coluna Meirelles

Por
· 2 min de leitura
 A foto nos mostra a chegada de Yoani, sorridente e feliz, em terras brasileiras. A foto nos mostra a chegada de Yoani, sorridente e feliz, em terras brasileiras.
A foto nos mostra a chegada de Yoani, sorridente e feliz, em terras brasileiras.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Brasil recebe a cubana Yoani Sánchez e Passo Fundo Ricardo Pérez
 
Uma verdadeira revolução, muito bem ensaiada, provocou a chegada da jovem blogueira e ativista política cubana, Yoani Sánchez, ao Brasil. Após ter deixado Havana com destino ao Brasil, para uma viagem de 80 dias por cerca de dez países, Yoani, que nos últimos anos recebeu mais de 20 recusas do governo de Cuba para poder viajar ao exterior, se disse feliz por ter conquistado este direito. Chegando ao Brasil, foi recebida por um grupelho que protestava com sua presença e enaltecia o governo cubano, o que ela recebeu com sorrisos afirmando: "vejam como é bonita a democracia". Yoani, além do Brasil, visitará a Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, México, Peru, República Tcheca, Suécia e Suíça. Em janeiro o governo cubano outorgou à blogueira o passaporte que ela solicitou após a nova reforma migratória que flexibiliza as viagens dos cubanos ao exterior. A presença desta  jovem tomou conta dos noticiários ao ponto de ter se equiparado a da renúncia do Papa Bento XVI, em repercussão. A foto nos mostra a chegada de Yoani, sorridente e feliz, em terras brasileiras.
 
Enquanto hoje o Brasil abriga a jovem Yoani, já em l989 Passo Fundo surpreendia todo o Brasil com algo inédito e totalmente fora do habitual. O Prefeito Júlio Teixeira descobriu uma Lei, recém aprovada, que dava condições de abrigo, em nosso pais, à cubanos que não estivessem inteiramente de acordo com as normas e as leis ditatoriais cubanas. Inscreveu-se e já surgiu um interessado. Era o senhor Ricardo Alberto Pérez. Foi dispensada uma recepção especial ao ilustre cubano, na estação rodoviária, na noite de 11 de novembro de l998. Para lá foram, para recepcionar o ilustre  hóspede, além do prefeito Júlio Teixeira, a Secretária Lurdes Canellis, a representante da Universidade, que teve importante influência na vinda de Ricardo, professora Tânia Rossing, imprensa e lá estava eu como repórter ouvindo a todos. Na foto estou entrevistando o Paulo Dutra.
 
 Ricardo Alberto Pérez, viveu dois anos em nossa cidade, com atenções especiais levado para palestras e conferências. Tudo lhe era pago. Era algo diferente que aqui aportava e causava muita curiosidade. Realmente, um cubano, nosso hóspede oficial, em pleno regime ditatorial da ilha, causava  curiosidade e surpresa geral. Somaram-se palestras e entrevistas e Passo Fundo era manchete para todo o país. Na foto Ricardo numa de suas palestras em plena UPF, sempre muito concorridas. Enquanto o Brasil abre largas manchetes para a chegada da Yoani, nós, orgulhosos, podemos afirmar que muito, mas muito antes, já tínhamos nosso hóspede cubano que aqui passou os dois melhores anos de sua vida.
 
O passado na fotografia
 
 Quando a Federação de Futebol me outorgou o diploma de Cronista Emérito e Sócio Benemérito da Federação , no dia 10 de novembro de 2003, por iniciativa do presidente Emídio Perondi, coube o doutor Fábio Koff, então Presidente do Clube dos 13, hoje presidente do Grêmio, me fazer a entrega que a foto registrou para os anais esportivos da Federação Gaúcha de Futebol.
 
 Três amigos que já nos deixaram, surpreendidos pela maior nevasca que Passo Fundo viveu, no dia 20 de agosto de l963, no centro da cidade: Vemos os senhores Mário Bica de Almeida, Walter Sobiesiack e Wolmir Tedesco, este sepultado há 10 dias.
 
 Um encontro que marcou muito quando da fundação da Caderneta de Poupança Habitação. Vemos o gerente Waldir Dal Bosco, jornalista João Vieda, diretor Péricles Druck e o então radialista José Ernani de Almeida.
 
 Por onde anda o grande líder dos pecuaristas do Brasil, Ronaldo Caiado. Na foto está ele com uma menina ao lado do agropecuarista, Henrique Stédile, quando concorreu a Deputado Federal pela primeira vez.

Gostou? Compartilhe