Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Passo Fundo realizou uma reunião preparatória para o seminário “Drogas por quê? Desafios para a Educação”, que acontecerá na cidade no mês de abril. O evento é uma iniciativa da Fundação Milton Campos, em parceira com entidades sociais, educacionais, prefeituras e órgãos de segurança e saúde de cada município, além da SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. De acordo com a coordenadora do projeto, Marise Carrijo, esta é uma edição especial desenvolvida para Passo Fundo, já que o Rio Grande do Sul receberá agora o seminário que percorreu nove estados.
O projeto tem por objetivo o resgate da família. A escolha das cidades e regiões que sediam o evento é feita através de demandas, principalmente vindas de deputados estaduais, que são avaliadas por especialistas da Fundação. “A reunião de hoje serve justamente para medir o interesse do município no assunto e Passo Fundo está de parabéns neste sentido, já que muitas entidades estão representadas”, ressaltou Marise.
O seminário deve ser realizado na primeira quinzena de abril e terá duração de seis horas. Dividido em três etapas, trabalha com grupos de no máximo100 pessoas. O público alvo são diretores de escolas de ensino fundamental e médio, representantes de serviço de saúde, assistência social e ainda entidades que trabalham na prevenção ao uso de drogas. Durante as seis horas do evento, os especialistas têm o papel de esclarecer a função dos educadores e de outros agentes sociais na prevenção ao uso de drogas, além de discutir as posturas mais adequadas para realizar o trabalho de forma confiante, crítica e eficaz.
Participaram do encontro representantes do COMAD (Conselho Municipal Sobre Drogas), Brigada Militar, representantes das igrejas católica e evangélicas, secretarias de Segurança Pública, de Transporte e Serviços Gerais, Educação, Saúde, Meio – Ambiente, Cidadania e Assistência Social, Habitação, Desporto e Cultura, e também diretores e funcionários de casas de recuperação e apoio a dependentes químicos. A reunião foi promovida pela Coordenadoria de Captação de Recursos e Projetos Especiais, através do coordenador, Édison Nunes, que sugeriu a criação de uma comissão para dar andamento aos trabalhos de preparação do evento.
A comissão é formada por representantes da 7º CRE, Secretaria Municipal da Educação, Saúde SEMCAS, COMAD, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, da Igreja Católica e Evangélicas.
Sobre a Fundação Milton Campos
Com sede em Brasília, a Fundação Milton Campos é uma entidade privada, voltada a pesquisas e estudos políticos, que busca promover a reflexão crítica sobre a realidade brasileira e formar quadros para o exercício consciente da cidadania. Desenvolve estudos, debates, pesquisas cursos e outros eventos, com o objetivo de qualificar a sociedade brasileira.
Reunião preparatória para Seminário Anti-Drogas
· 2 min de leitura