Casa com cratera deve ser demolida

Vazamento na rede pluvial abriu buraco em residência, assustando moradores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A residência que teve a cozinha engolida por uma cratera, domingo, na rua Timoteo Rodrigues, nº 346, no bairro Victor Issler, terá de ser demolida. Ontem à tarde, dois engenheiros da Prefeitura vistoriaram a área e concluíram que o acidente ocorreu em razão do vazamento da tubulação pluvial. “Aos poucos, a água foi carreando o solo e abrindo o buraco sob o piso da cozinha” explica a engenheira civil da secretaria de Segurança, Gislaine Mello Alves. 

Para ela, o fato de a terra que havia sob a cozinha não ter sido encontrada na boca de lobo, demonstra que o vazamento ocorria há bastante tempo num processo lento. No momento do acidente, duas pessoas estavam no local. Uma delas caiu no buraco, juntamente com geladeira, fogão e alguns móveis. O rapaz sofreu escoriações leves e precisou ser resgatado pelos bombeiros. A rua, interditada desde domingo, deve ser liberada hoje.

O dano no solo já provoca estragos na outra casa localizada nos fundos do terreno. Uma das paredes laterais apresenta rachaduras. Nas duas residências moram 13 pessoas de três famílias. Por medidas de segurança, o secretário de Habitação, João Campos, que acompanhou o levantamento ontem à tarde, disse que elas serão removidas e levadas para outras duas moradias, mantidas pela prefeitura através do aluguel social.

Segundo o engenheiro secretaria de Obras, Sergio Müller, para localizar e consertar o vazamento, a casa da frente terá de ser demolida. Os técnicos também pretendem fazer um levantamento detalhado em toda a extensão da rede, que inclusive passa sob os trilhos da linha férrea. Problemas semelhantes já haviam sido registrados em pelo menos outras duas casas nas proximidades. “Pelas informações, o restante da rede passa por dentro de alguns terrenos, mas não sob as casas. Vamos ver se não existem outros pontos de carreamento” afirma. Como as moradias estão dentro de uma faixa de domínio da América Latina Logística, a prefeitura terá de comunicar a empresa sobre a obra.

Gostou? Compartilhe