Conselho Tutelar
Os representantes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Passo Fundo, da microrregião I e II, estiveram reunidos com o prefeito em exercício, Juliano Roso, para tratar de temas pontuais com a administração. As questões principais discutidas no encontro foram a eleição imediata para suplentes, a revisão da remuneração para os Conselheiros e a criação de um terceiro Conselho Tutelar. As reivindicações têm como objetivo melhorar a atuação do Conselho e os serviços prestados. As demandas serão encaminhadas para a análise da Procuradoria Geral do Município e, posteriormente, para as Secretarias vinculadas à área. Juliano salientou a importância das atividades da equipe e colocou-se à disposição para dar apoio ao grupo.
Parceria
O superintendente regional da Corsan, Paulo Berta, e o engenheiro Vlademir Rezende de Moura, também estiveram reunidos com o prefeito em exercício, Juliano Roso, para discutir a implementação de ações conjuntas entre o Governo Municipal e a Corsan para avançar em parceiras futuras. O programa “Bairro a Bairro”, que a Prefeitura irá desenvolver, e o programa “Corsan nos Bairros”, promovido pela Companhia, também foram pauta do encontro. A ideia é integrar as ações e abranger inicialmente as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente. O prefeito Juliano e o secretário de Obras, João Bordin, deverão se reunir com a Superintendência da Região do Planalto para definir questões que estão em andamento.
Concurso do Magistério
A Secretaria da Educação (Seduc) e a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) iniciam, nesta quarta-feira (27), as inscrições para o concurso do Magistério Público do Rio Grande do Sul. O prazo segue até o dia 13 de março. O certame complementa o concurso realizado em 2012, no qual foram aprovados mais de 5.200 candidatos. Nesta oportunidade, serão selecionados professores de nível médio e superior para o provimento de 10 mil vagas em todo os Estado. Para que o candidato seja aprovado, é preciso acertar um percentual de 60% em cada um dos módulos. A nota será composta pela prova objetiva, que equivale a 80% do valor total, e pela prova de títulos, com peso de 20%. Os valores das inscrições variam entre R$ 56,87 para nível médio (curso normal/magistério, pós-médio do curso normal/magistério, inclusive magistério indígena) e R$ 129,70 para nível superior e devem ser feitas no site http://www.fdrh.rs.gov.br/
Dpvat
O balanço anual, divulgado ontem (26), do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) aponta que 69% das indenizações pagas, de 2011 a 2012, pelo seguro decorreram de acidentes com moto. Os números chamam a atenção para um cenário de alerta. A associação estima que, nos próximos seis meses, 69% dos motociclistas podem sofrer algum acidente, com lesões leves, médias ou graves. O cálculo foi feito com base em uma amostragem com 800 motoqueiros, em 1993. A projeção condiz com a situação atual e pode, inclusive, ser otimista diante do grande número de motocicletas no país, que já passa de 19 milhões. As motos representam 27% da frota nacional de veículos. "Estamos diante de uma doença epidêmica e generalizada [número de acidentes com motos] e não vemos ações drásticas do Estado para contê-la", disse um dos diretores da Associação Brasileira de Medicina no Trânsito (Abramet), o médico Dirceu Rodrigues Alves.
Desemprego estável
A taxa de desemprego ficou estável em janeiro, na comparação com dezembro passado, em quatro das seis regiões pesquisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Os dados divulgados ontem (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desocupação aumentou apenas em São Paulo (de 5,2% para 6,4%) e Belo Horizonte (de 3,5% para 4,2%).