Sobram empregos em Passo Fundo

Apenas a agência do FGTAS/Sine tem disponíveis cerca de 500 vagas em diversas áreas, Falta de qualificação é um dos motivos

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O número de postos de trabalho desocupados em Passo Fundo permite afirmar que sobram empregos no município. Apenas na agência do FGTAS/Sine estão disponíveis cerca de 500 vagas em diversas áreas. A falta de qualificação ainda é a maior dificuldade para se preencher os postos. A meta da agência é ampliar o número de vagas cadastradas para mil ainda neste primeiro semestre de 2013. O oferecimento de oportunidades de profissionalização é um dos desafios.

Conforme o coordenador da agência FGTAS/Sine de Passo Fundo Cacá Nedel apesar de existir pessoas desempregadas, não há desemprego em Passo Fundo. “Abrimos as portas da agência todas as manhãs, com no mínimo 300 vagas, normalmente são 500 vagas, nas mais variadas áreas: comércio, prestação de serviço, indústria metal-mecânica, construção civil e indústria de alimentação”, explica. Ele esclarece que também há oportunidades para pessoas com deficiência física. Atualmente cerca de 80 vagas estão em aberto.

Qualificação
A principal dificuldade para o preenchimento das vagas em algumas áreas está na falta de qualificação dos candidatos, apesar dos esforços de várias entidades para oferecer cursos. Segundo Nedel, o Rio Grande do Sul é o estado que mais qualifica mão-de-obra. Em Passo Fundo as parcerias funcionam com o Sistema S (Senac, Senai, Senat) e o Instituto Federal para proporcionar diversas possibilidades. “Percebemos que pela falta de qualificação as empresas têm contratado profissionais mesmo sem experiência e treinado eles, ao invés de esperar alguém que preencha a todos os requisitos”, acrescenta.

Mil vagas
A meta da agência do FGTAS/Sine de Passo Fundo é ampliar o número de vagas cadastradas para mil ainda neste primeiro semestre de 2013. A captação será feita por meio de busca ativa com empresas para destacar os benefícios que os empresários e os candidatos têm em integrar o cadastro do Sine. “O sistema de recrutamento da nossa agência é totalmente gratuito para o empresário e para o trabalhador. A empresa ganha muito tempo utilizando o nosso serviço”, pontua. A empresa cadastra as vagas com todas as especificidades e o software próprio busca no cadastro o profissional com o perfil mais adequado para preenchê-la. A partir desta seleção inicial, algumas as pessoas são encaminhadas à empresa para dar continuidade ao processo de seleção. “O nível de contratação é muito alto por casar o perfil do trabalhador e a necessidade do empregador”, avalia. Os salários para as vagas abertas atualmente tem uma variação média de um a quatro salários mínimos.

Mercado fragmentado
De acordo com a doutora em Economia e professora da UPF Cleide Moretto a mão-de-obra disponível nem sempre atende a demanda das empresas. A falta de uma qualificação específica em determinados casos é um dos motivos. Ela exemplifica o caso de vagas abertas para açougueiros. Hoje não existe um curso específico para formar esses profissionais, até porque a demanda não comportaria algo do tipo. Cleide defende uma maior interação entre as empresas e o setor público para se criarem mecanismos intermediários de aprendizagem em que as próprias contratantes ofereçam a qualificação para que essas pessoas possam se integrar ao mercado.

Custo de oportunidade
Outro fator que influencia o preenchimento de vagas é o custo de oportunidade que acaba influenciando na mudança de posicionamento dos trabalhadores. Às vezes os profissionais deixam de ocupar determinado espaço no mercado de trabalho a fim de utilizar o tempo para se qualificar e buscar oportunidades consideradas melhores, principalmente relacionadas a questão salarial.
A possibilidade de se ter renda no mercado informal é outro fator. Caso as pessoas não tivessem outras formas de remuneração elas estariam recorrendo às vagas de trabalho abertas.

Janeiro
Cleide cita ainda dados do Ministério do Trabalho e Emprego referentes ao mês de janeiro em que Passo Fundo registrou um saldo positivo entre os números de admissões e desligamentos de empregados. Conforme a economista isto não é comum para o período em que geralmente o número de desligamentos é maior. Ela acredita que a dinâmica do município está adequada tendo em vista o aumento das contratações em diversas áreas.

Brasil
A taxa de desemprego no país ficou em 5,4% em janeiro, o menor resultado para o mês desde o início da série histórica, em março de 2002, de acordo com dados divulgados pela Agência Brasil. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) publicada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice supera o registrado em dezembro do ano passado (4,6%). Na comparação com  o resultado de janeiro de 2012 (5,5%), no entanto, a taxa ficou praticamente estável.

Os dados mostram também que a população desocupada, 1,3 milhão de pessoas, aumentou 17,2% na comparação com dezembro e ficou estável em relação a janeiro de 2012.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, 11,6 milhões, também não variou na comparação com dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, houve alta de 4,1%, ou 459 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em um ano.
Segundo o IBGE, o rendimento médio real habitual dos ocupados, R$ 1.820, ficou estável na comparação com dezembro e cresceu 2,4% ante janeiro de 2012. A PME é feita nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre.

Serviço
Quem tiver interesse em fazer o cadastro para participar das seleções só precisa comparecer a agência do FGTAS/Sine, na Av. Brasil, 651, próximo ao Bom Conselho, das 8h às 14h, com a carteira de trabalho.

Confira as vagas disponíveis atualmente no Sine:

VAGAS DISPONÍVEIS QUANTIDADES

Abatedor 165
Açougueiro 03
Agente de Portaria 06
Ajudante de Açougueiro 08
Ajudante de Padeiro 04
Ajudante de Serralheiro 05
Armazenista/Safrista 81
Assistente de Vendas 05
Atendente de Balcão 04
Atendente de Lanchonete 02
Auxiliar Administrativo 01
Auxiliar de Cozinha 09
Auxiliar de Depósito 20
Auxiliar de Laboratório 01
Auxiliar de Limpeza 02
Auxiliar de Manutenção (hidr/elétr. poços artesianos) 01
Caixa (Supermercado) 05
Coordenador Restaurante (Nutrição ou Téc. Nutrição) 01
Copeiro(a) 02
Costureiro de Roupas 03
Cozinheiro 04
Empacotador (16 aos 18 anos) 11
Empregada Doméstica 02
Garçom 02
Guarda vigia 01
Instalador de Som e Acessórios Veículos (Rastreador) 01
Mecânico de Manutenção de Máq. Industriais 01
Motoboy 08
Motorista de Perua Escolar 01
Oficial de Serviços Gerais 02
Operador de Jato de Granalha 02
Pedreiro 03
Promotor de Vendas 03
Repositor de Mercadorias 15
Secretária Recepcionista 01
Serralheiro 02
Soldador 01
Técnico em Contabilidade com registro conselho 01
Torneiro Mecânico 01
Torneiro Repuxador 01
Tosador de Animais Domésticos 01
Vendedor Interno (Loja) 05
Vendedor Externo (pracista) 10

VAGAS DISPONÍVEIS PARA PCD:
Auxiliar de limpeza 03
Auxiliar de Limpeza (Horista) 05
Ajudante de Padeiro (Horista) 04
Auxiliar de Vendas - Mercearia (Horista) 02
Auxiliar de laboratório de análises clínicas 02
Auxiliar técnico em laboratório de farmácia 01
Ajudante de Açougueiro (Horista) 03
Empacotador (Horista) 05
Recepcionista, em geral 01
Técnico em radiologia 01
Técnico em segurança do trabalho 01
Jardineiro 01
Analista de sistemas (informática) 01
Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk) 01
Técnico em nutrição 01
Costureira em geral 01
Oficial de serviços gerais 01
Operador de Caixa(Horista) 10
Copeiro 03
Garçom 01
Recepcionista caixa 01
Guarda vigia 01
Telefonista 01
Enfermeiro 03
Almoxarife 02
Auxiliar de enfermagem 03
Monitor infantil 02
Auxiliar de padeiro 01
Auxiliar de cozinha 01
Servente de limpeza 01
Auxiliar de lavanderia 03
Auxiliar de escritório 04
Almoxarife 02
Recepcionista secretária 03

Gostou? Compartilhe