OPINIÃO

Fontes em Off - 28/02/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Correção
Legenda da foto do vereador Pedro Danelli, PPS, publicada na edição de ontem, saiu de forma incorreta com o nome do vereador Aristeu Dalla Lana, PTB.

PSB estadual
O Diretório Estadual do PSB do Rio Grande do Sul se reunirá no próximo dia 2 de março (sábado), às 9h, no salão de eventos da Igreja Pompéia, em Porto Alegre. Na pauta da reunião estão o planejamento do Partido para 2013, alteração da Comissão Executiva Estadual e assuntos gerais. Esta será a primeira reunião do Diretório Estadual após a posse dos novos prefeitos, vices e vereadores. No Estado, o PSB foi o partido que mais cresceu, ampliando em 50% o número de prefeitos  e em 78% o número de vereadores. A reunião contará com a presença do presidente estadual Caleb de Oliveira, do vice-governador Beto Grill, e dos deputados federais e estaduais do partido.

Pronatec
Ocorre nessa quinta-feira (28) o Encontro Regional de Formação de Gestores do Pronatec, que servirá para a divulgação do programa e repassar as últimas informações sobre os cursos oferecidos em 2013. As inscrições para os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Tec) acontecerão no período de 4 a 8 março. Podem participar alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições devem ser feitas na escola onde o estudante está matriculado. As aulas iniciam no dia 8 de abril e acontecem no turno inverso ao de estudo na escola de Ensino Médio. 

Confederações
O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, anunciou as novas regras para criação e registro de entidades sindicais de trabalhadores e patronais. Depois de uma longa discussão com as centrais sindicais e as confederações patronais, o ministro informou que o MTE vai endurecer as regras para criar novos sindicatos e dividir bases. "A nova portaria é uma resposta ao movimento sindical e vai dar mais celeridade, mais transparência, mais controle e buscam garantir a legitimidade dos pleitos de registro sindical”, avaliou o ministro. Segundo Brizola Neto, são cerca de 2100 processos sobre registros de sindicatos cadastrados no Sistema de Distribuição de Processos – SDP do órgão, todos esperando análise, além de tantos outros, fora do sistema.

Evento na Praça
A Amac vai realizar no dia 23 de março uma atividade naa Praça Tamandaré para os moradores do Centro. Diversas atrações estão sendo organizadas pela diretoria da Associação.

Royalties I
Após uma reunião bastante tensa em que estiveram frente a frente os deputados responsáveis pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara Federal, representantes da Monsanto, Aprosoja e entidades ligadas ao setor agrícola, a orientação segue sendo para que o acordo firmado com a entidade e com federações agrícolas de dez estados brasileiros a respeito da cobrança de royalties pelo uso da semente de soja transgênica. O presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Paulo de Tarso Silva afirma que a Monsanto foi contrária a todos os pontos expostos pelas entidades representativas. “Sentimos que está tudo nas mãos da justiça”, afirma, lembrando que já há que confirmam a ilegalidade da cobrança de royalties sobre a soja transgênica em duas instâncias.

Royalties II
Silva ainda afirmou que a possibilidade de um acordo justo é praticamente nula, visto que a  multinacional se nega a reconhecer a lei de cultivares e ainda buscam prorrogar a validade das patentes sobre a tecnologia. Eles ainda se negaram a discutir os termos de cobrança da soja RR2, bem como excluir a cláusula de que os produtores que assinarem o acordo, não terão direito de restituição do que já pagaram em royalties, caso haja decisão favorável aos produtores. Vale lembrar que na última semana a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), através de nota oficial, acusou a Monsanto de descumprir acordo.

Gostou? Compartilhe