OPINIÃO

Fatos - 01/03/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Papa I
Um Papa gaúcho e com passagem pela Universidade de Passo Fundo. Não é delírio. É uma possibilidade. O cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, de 63 anos, que fala de política, é um bom administrador e conta piadas (segundo o Estadão) na sua conta do Twitter, está no páreo para ser Papa. Natural de São Luiz Gonzaga, Dom Scherer estudou entre 1975 e 1976 na Universidade de Passo Fundo, onde fez algumas matérias para validar o curso de Filosofia. O documento comprovando a passagem de Dom Scherer por Passo Fundo foi entregue ontem à colunista pelo ex-reitor da UPF, Pe. Alcides Guareschi.

Papa II
Pe. Alcides acredita nas chances do cardeal brasileiro. O arcebispo de São Paulo reúne algumas das características levantadas como prováveis no novo Papa. Uma delas, a jovialidade. Os argumentos de Pe. Alcides estarão publicados na edição deste domingo de O Nacional, em artigo feito exclusivamente para o jornal.

Correção
O advogado Luciano Sarturi, leitor da coluna, faz uma importante correção ao termo utilizado ontem pela colunista. No tópico sobre o descontentamento do líder comunitário Luizinho Valendorf com o PSDB, a colunista escreveu “dessabor”, quando deveria ter escrito “dissabor”, termo que expressa melhor o sentimento do tucano, prestes a deixar o partido. O dessabor combina mais com a seção de gastronomia. Grata pela correção.  

Protesto
Novo protesto dos agricultores acontece na manhã desta sexta-feira, em Mato Castelhano. Será a partir das 8h30. A manifestação é contra a demarcação de terras para índios.

É possível
Os deputados estaduais ocuparam bom espaço na tribuna da AL, ontem, para debater a extinção do 14º e 15º salários dos parlamentares federais, aprovada na quarta-feira à noite.  A discussão procede. Seguindo a lógica de que os salários dos parlamentares estaduais têm por base os pagos aos federais, a extinção da ajuda de custo deveria ser automática.

Gostou? Compartilhe