O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo recepcionou nesta sexta-feira (1º de março), 45 novos médicos residentes. Eles fazem parte de 15, das 19 modalidades de residência médica que a instituição oferece anualmente. A recepção teve a presença do presidente da instituição, Décio Ramos de Lima, direção médica e administrativa, Comissão de Residência Médica, do Internado e dos Estágios (COREME), Departamento Jurídico, Associação dos Médicos Residentes do HSVP e dos médicos preceptores. Além das boas-vindas, os residentes foram informados de normas, direitos e deveres a serem cumpridos.
A contribuição com a população da região atendida pelo São Vicente e a atuação profissional dos residentes, foi o destaque do discurso do presidente Décio. “O HSVP é uma instituição que irá oferecer para vocês um espaço muito além do adequado para a qualificação e atuação profissional. Alguns de vocês ficarão um, outros até cinco anos aqui, e que neste tempo vocês possam contribuir com o melhor atendimento possível para a nossa população”, desejou o presidente.
O vice-diretor médico, Dr. Júlio Stobbe, evidenciou que a residência médica serve para consolidar e dar segurança ao exercício da profissão médica. “Optar pela área da saúde, não é uma decisão simples. É necessário muito empenho e dedicação para vencer todas as etapas dessa missão. Os residentes que recebemos hoje estão a caminho dessa formação, pois conforme o último levantamento da Associação Médica Brasileira, apenas 54% dos profissionais médicos, possuem uma especialização. Aqui no São Vicente, que atende uma região com mais de 2 milhões de habitantes, os residentes encontram bastante trabalho, que irá ser primordial para a boa formação de cada um”.
Outro ponto evidenciado pelo vice-diretor médico é a biblioteca que a instituição disponibiliza. “Temos um acervo completo de livros que são adquiridos semanalmente pelo nosso diretor médico, Dr. Rudah Jorge, que mantém a biblioteca atualizada. Além disso, há também programas informatizados e salas de aula disponíveis para acesso no momento em que precisarem”.
O presidente da COREME, Dr. Errol Garcia, ressaltou a importância que os residentes possuem para a instituição e a parceria entre preceptor e residente para o bom atendimento ao paciente e bom andamento do processo de aprendizado.
Ilário De David, administrador do HSVP, evidenciou o crescimento da instituição e a referência que o hospital é para o sul do Brasil. “Somos uma instituição que internou em 2012 mais de 32 mil pacientes e possuímos tecnologias que somente nós temos no estado. A partir de hoje estamos juntos, no mesmo barco, vamos trabalhar unidos para que a instituição seja referência em mais serviços. O São Vicente possuí das melhores condições que existem para que os residentes realizem sua formação com qualidade”.
Taís de Mello Ribeiro veio de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, realizar a residência em Pediatria no HSVP. “Eu conheci a instituição no ano passado e gostei muito da estrutura que ela dispõe para esse momento de residência que é muito importante para nossa formação. É bem possível que após o término do período de residência, eu permaneça aqui na região e ser tudo certo, aqui no São Vicente”