Cerca de 89% das Câmaras Municipais de Vereadores de todo o país poderão deixar de remunerar seus integrantes. Se aprovada a proposta de emenda a Constituição (PEC) 35/12, que tramita no Senado, os vereadores em municípios com até 50 mil habitantes deixarão de receber os vencimentos mensais. Dos 32 municípios da região do Alto Uruguai a mudança só não afetaria o legislativo de Erechim. No RS a mudança cortaria os salários dos vereadores de 454 municípios.
I I
A referida PEC quer também limitar os gastos das 5.568 Câmaras de Vereadores distribuídas nas 27 unidades da federação ao máximo de 3,5% da arrecadação municipal. Polêmica, a proposta do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) conta com apoio antecipado de pelo menos 30 colegas senadores. Reeleito em 2010 para um novo mandato de oito anos o senador Paulo Paim (PT) é contrário à iniciativa. Já seus colegas Pedro Simon (PMDB) e Ana Amália Lemos (PP) defendem um amplo debate com a sociedade.
I I I
Longe de ser unanimidade a proposta do senador tucano vem pautando o debate nas rodas políticas. Os 513 deputados federais, que em 2014 devem na grande maioria buscar a reeleição, sabem da importância do apoio dos vereadores. De igual modo os 27 dos 81 senadores, que completam o oitavo ano de mandato. O presidente da União dos Vereadores do RS conta com o apoio de praticamente todos os vereadores do Estado na luta contra a PEC 35/12. O vereador Antônio Baccarin (PMDB), de Entre-Ijuís, mobiliza seus pares e classifica a iniciativa como demagógica.
Curtas:
## A primeira sessão do legislativo do município de Estação da nova legislatura foi realizada sexta-feira (01) sob a presidência do vereador Moacir Catto (PTB).
# O prefeito Marcelo D’Agostini (PP) e a primeira dama Laura Bacchi, responsável pelo setor de projetos e captação da prefeitura de Sertão, foram recebidos em audiência na Secretaria de Desenvolvimento Rural na tarde de quarta-feira (27).
# Na oportunidade eles entregaram ao secretário Ivar Pavan (PT), titular da SDR o plano de trabalho e documentos do projeto de irrigação que deverá beneficiar agricultores familiares do município.
# No DAER, onde tramitava convênio para o asfaltamento do trecho que liga o IFRS-Sertão a RS-135, D’Agostini foi informado que agora o assunto é com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).
# Ainda na capital o prefeito e a primeira dama estiveram nos escritórios da Senadora Ana Amélia Lemos (PP) e dos deputados Afonso Hamm e Jerônimo Goergem (PP) para tratarem de projetos que tramitam em Brasília.
O prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) fez na manhã de quinta-feira (28) um balanço dos primeiros dois meses de governo durante entrevista a Rádio Sideral.
# O chefe do executivo do município de Getúlio Vargas disse ao ancora Rogério Bordin, titular do programa Olho Vivo, que a luz do painel de gasto com pessoal já está em sinal de alerta.
# Além da Lei Camata (82/95) o prefeito reeleito em 7 de outubro lembrou a Lei de Responsabilidade Fiscal e o controle do Tribunal de Contas e do Ministério Público com os gestores municipais.
# No sábado (02), Welmor Kravos, presidente do Sindicato dos Municipários também participou de um programa de entrevista.
# O dirigente sindical foi recebido nos estúdios da rádio comunitária Abaúna FM pelo comunicador e sindicalista Paulo Roberto dos Santos.
# O programa Tô Ligado é transmitido nos sábados entre às sete e nove horas da manhã, pela FM 105.9.
# A sede do Sindicato dos Municipários de Getúlio Vargas está sendo transferida do Centro Administrativo para a Rua Irmão Gabriel Leão, no edifício localizado em frente à Câmara de Vereadores.
Dito & feito: O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) convidou o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Carlos Eduardo Vieira, para uma reunião de trabalho que deverá ser ainda agendada e realizada em Erechim. Na pauta, as principais obras aguardadas no Alto Uruguai.