Nos próximos dias, o ex-prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, assumirá a Diretoria de Planejamento, Programas e Captação de Recursos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Durante visita no primeiro dia de Expodireto Cotrijal 2013, Dipp informou que nesta semana, ele deverá se reunir com o secretário de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, Mauro Knijnik, para definir o início dos trabalhos. O ex-prefeito de Passo Fundo foi convidado a ocupar o cargo no governo do RS pelo governador Tarso Genro.
Conforme Dipp, o convite foi feito na semana passada e afirmou que será um desafio importante. “É uma função importante para o Estado, porque a promoção e investimento da atividade econômica do Rio Grande do Sul são fundamentais para o crescimento e para a melhoria de qualidade de vida”, declarou Dipp.
Dipp disse que já confirmou ao governo que assumirá a nova função. “Esta semana estaremos conversando com o secretário de Desenvolvimento para definir a data de início dos trabalhos”, informou o ex-prefeito de Passo Fundo.
A presença de Dipp no governo do Estado representa uma relação ainda mais próxima com o governador Tarso Genro. Mas, Dipp disse que isto ainda não significa uma projeção para as eleições de 2014. “O PDT já participa do governo e nesta aliança serei mais um membro do partido no governo. O relacionamento que temos com o governo do Estado e o PT é antigo. Não há ainda uma projeção sobre as eleições de 2014. Nosso partido terá um ano de debates sobre esta situação”, revelou Dipp.
O ex-prefeito de Passo Fundo disse que recebeu outros convites importantes, mas o objetivo dele era assumir uma função mais técnica do que política relacionada aos setores de energia ou de desenvolvimento e por este motivo aceitou o cargo. Dipp é formado em engenharia pela UFRGS. Foi secretário municipal de Obras, secretário estadual de Minas, Energia e Comunicações, duas vezes deputado federal e presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em 1988 assumiu a prefeitura de Passo Fundo pela primeira vez. Depois venceu as eleições novamente em 2004 e 2008. Toda esta experiência deverá contribuir para a nova função no governo do Estado. “O retorno principal da nossa atuação nos oito anos como prefeito de Passo Fundo foi a atração de investimentos e vamos levar esta experiência”, salientou Dipp.
Diretoria de Planejamento, Programas e Captação de Recursos (Dipla)
É uma das cinco diretorias da AGDI e é responsável pelas atividades de apoio e finalísticas da agência. A Dipla envolve-se em atividades de apoio e finalísticas da AGDI. Em relação ao apoio, destaca-se a coordenação do Planejamento Plurianual da AGDI, bem como as programações orçamentárias anuais, a captação de recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e a outras fontes de recursos, de forma a viabilizar seus projetos de desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura. Em relação a atividades finalísticas, destaca-se a coordenação metodológica e de formulação dos Programas Setoriais que compõem a Política Industrial do RS. Esses processos visam melhorar as condições de competitividade de empresas que produzam no Estado, ampliando sua inserção nos mercados nacional e internacional e fortalecendo os setores estratégicos para o RS.