OPINIÃO

Fatos - 05/03/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Debate
Pegou fogo, ontem, o debate em torno da disputa de terras entre indígenas e agricultores em vários municípios do Norte do Estado. O palco da audiência pública não poderia ter sido melhor escolhido: A Expodireto, em Não-Me-Toque. A proposta de realizar este debate partiu de deputados federais como Afonso Hamm e Jerônimo Goergen e de estaduais como Gilberto Capoani. A discussão iniciada depois das 16h se estendeu até o começo da noite. Os parlamentares reuniram informações e cogitaram a possibilidade de abrir uma CPI da Funai na Câmara. O volume de denuncias contra o órgão por ações ilegais e irregulares surpreendeu os deputados.

Direto
O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, conhecido por não mandar recados deixou claro em seu discurso, na abertura da Expodireto, ontem, que o agronegócio precisa de mais ações e menos discursos políticos. Segundo ele, uma série de reivindicações deve sair da feira até o final de semana e são encaminhamentos que precisam de soluções e não de promessas.

Estrada
Por falar em promessa, o que falta para o governo dar um jeito na estrada entre Colorado e Não-Me-Toque, em péssimo estado. A rodovia é um importante acesso para a feira, mas também de ligação entre um município e outro.

Confirmação
Foi o governador Tarso Genro quem anunciou ontem que o ex-prefeito Airton Dipp havia aceitado o convite para ocupar a diretoria de planejamento da Agência de Desenvolvimento do Estado. A confirmação foi feita logo no início do discurso de abertura da Expodireto.

Desafio
A presença de Dipp no governo do Estado estava sendo cogitada desde o ano passado. Mais recentemente, o ex-prefeito examinava convites do prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti e também de empresa privada. Optou pelo que considera o melhor neste momento. De parte do PT é uma tentativa de manter o PDT na base com vistas as eleições de 2014. Os trabalhistas, no entanto, devem decidir sobre o futuro no decorrer do ano e até lá tudo é possível.

Reunião
Dipp se reuniu ontem à noite com partidários para conversar sobre o novo desafio que assume.

 

Gostou? Compartilhe