Defesa
O município de Mato Castelhano decidiu apoiar a luta dos agricultores pela manutenção de suas terras, neste processo litigioso com grupos indígenas. O procurador do município, Júlio Cezar Pacheco ajuizou ação para suspender o processo de demarcação iniciado pela Funai. Embora o juiz Federal Substituto Cesar Augusto Vieira não tenha dado a suspensão, determinou que a Funai abra o processo para o município de Mato Castelhano. A Funai tem se negado a dar informações do processo as partes interessadas. Pacheco deve agravar da decisão, insistindo na suspensão da demarcação por falta do contraditório e da ampla defesa.
Decisão
A decisão de estar ao lado dos agricultores foi tomada pelo prefeito Jorge Agazzi, PDT. Decisão política e que fortalece o movimento das famílias que estão ameaçadas a perder suas terras, cujas escrituras datam de mais de 100 anos. Até então, o município não havia tomado posição a respeito do conflito.
Entre os mais
O CTG Lalau Miranda de Passo Fundo está entre as quatro marcas mais lembradas e preferidas do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi divulgada ontem pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata do publicitário Paulo Rogério Di Vicenzi. Esta é a 15ª edição e foram mais de 500 entrevistas com formadores de opinião. A cerimônia da entrega dos certificados ocorreu ontem no Plaza São Rafael em Porto Alegre.
Candidato
O vice-presidente do Banrisul, ex-assessor do deputado federal Giovani Cherini e ex-prefeito de Victor Graeff voltará a disputar a eleição para deputado estadual em 2014. Concorre pelo PDT.
Conclave
Cresce a cotação do Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer como chances de ser papa. A possibilidade foi levantada, com propriedade, pelo Pe. Alcides Guareschi. Scherer, como a coluna já informou estudou na UPF entre 1975 e 1976.