OPINIÃO

Algumas das mulheres que jamais poderão ser esquecidas

Por
· 1 min de leitura
Helena Engelsing LângaroHelena Engelsing Lângaro
Helena Engelsing Lângaro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

-->  Ela foi escolhida por mim, um ano antes de falecer, "O Nome do Ano", de uma coluna que mantive por 7 anos diária em nossa imprensa. Helena Engelsing Lângaro, esposa do industrial Waldemar Lângaro, se lançou numa luta muito difícil para construir um Hospital Psiquiátrico na cidade. Liderou um grupo de abnegados e sua obra, que perdura até hoje, viu-se inaugurada no dia 24 de março de 1990.  O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes. Seu primeiro presidente foi Thalito Fauth Mendonça e vice Valena Lângaro, filha da grande criadora desta importante entidade que até hoje presta grandes serviços ao meio médico da cidade.
 
--> Ela foi a primeira Miss Passo Fundo, isto em l937. Senhora Lucila Scheleder que viria a ser esposa do médico Severino Ronchi. A foto tem uma dedicatória ao seu "namoradinho", Severino.
 
--> Adriana Hora de Souza é a 1ª Pastora da Igreja Metodista em nosso meio. Esposa do Pastor Marcos Antônio, ela inaugurou uma nova caminhada religiosa para as mulheres.
 
--> O Clube Comercial teve na senhora Ondina Marques, depois Daudt, sua primeira Rainha em l934. No ano do centenário do Clube sua neta ocupou o trono de Rainha, Letícia Rosseto Daudt.
 
-->  As mulheres, quando se pensava que deixariam a lida de campo para vir desfrutar da comodidade da cidade, uniram-se e tornaram-se importante fator do crescimento agrícola em nosso Município. Ei-las reunidas na sede do seu Sindicato de Classe, mantendo-se  desvinculadas, organizando-se em seu grupo.
 
--> Um nome que está bem vivo entre nós  jornalistas e comunicadores: Fátima Trombini, homenageada quando eu presidia o Lions Centro. Nos deixou em 17 de outubro de 2004, mas continua viva em nosso dia a dia.
 
--> Ela foi a 1ª vereadora em nosso Legislativo em l958. Líder dos meios educacionais e sociais da cidade. Olga Poleto foi casada com Juliano Poleto e teve dois filhos, Márcia Poleto Oltramari e Juliano Poleto Júnior. Fundou o Cepers, foi diretora de escolas e obteve o título de "Cidadã Passo-fundense", post-mortem outorgado pelo nosso Legislativo. Uma liderança que marcou e valorizou a mulher.
 
--> Ela foi detentora do maior título de beleza na cidade: Miss Rio Grande do Sul em l968- Elisabeth Borella Finardi, que vemos com uma netinha, hoje vivendo em Capão da Canoa. Filha do corredor Aido Finardi e espoa, ambos falecidos. 

 

Gostou? Compartilhe