A jornalista Miriam leitão escreveu essa semana que Hugo Chavez voltou à Venezuela desenganado pelos médicos. Desenganado? o que significa, mesmo ? Quero manifestar que tive o grande prazer dia desses de desenganar um paciente jovem. Dada à grande possibilidade de óbito pelo grande número de lesões sofridas em um acidente de trânsito a família tinha quase a certeza de óbito iminente. Mas, pelos cuidados clínicos e cirúrgicos revertemos a expectativa e mostramos que ela estava enganada em relação ao prognóstico. Então, todo prosa desenganei todos e dei alta ao paciente. Esses jornalistas escrevem tudo o que vêem e ouvem, principalmente em relação a Luis Inácio. Agora, nas férias, o festival nacional de filmes da Globo exibiu a trajetória do ex-presidente numa película que foi um fiasco de bilheteria e público. Mas, não deveria ter sido. Conta a história de um valente retirante nordestino, semi-analfabeto, abandonado pelo pai, que contrariou a lógica e venceu na vida através de sua insistência e tornou-se o homem mais importante do país. Essa biografia, retratada nas telas de cinema é digna de Oscar. Ao se retirar oficialmente da vida pública, o ex-analfabeto tornou-se Honoris Causa. Diz que passou a ler vorazmente: “só dos livros de Roberto Kotscho e Frei Betto devo ter lido uns trezentos”. Kotscho publicou dezenove livros e Betto cinqüenta e dois. Recomeçou a discursar, principalmente quando o assunto é para se comparar com ilustres figuras da história.
Comparou-se a Jesus em 2008 dizendo que tinha mais cicatrizes que o mesmo das porradas que a vida lhe deu e que tal qual o carpinteiro, também usava barba. Comparou-se com Lincoln, o presidente norte-americano que aboliu a escravatura nos Estados Unidos, o que lhe custou a vida e para espanto de todos os que se informam historicamente referiu que, como Lincoln não tinha computador, aguardava as notícias pelo telex. Lula talvez não saiba que Lincoln morreu em 1865 e o telex foi desenvolvido pelos alemães em 1930. Lincoln deve ter esperado um bocado. Lula refere também que é o Getúlio Vargas do século XXI. Os jornalistas comentam que para realmente ficar parecido só falta o tiro no coração. Lula virou um pândego e parece ser roteirista da turma do Casseta e Planeta.
Sobre o assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André em janeiro de 2002 e sobre o assassinato de Toninho do PT...nada. Sobre Rosemary Noronha, ex secretária da Presidência da República em São Paulo e chefe de quadrilheiros que extorquiam dinheiro público...nada. Sobre Zé Dirceu...nada. Sobre a “marolinha” , ou seja a instabilidade econômica internacional que nunca atingiria o Brasil e pífio crescimento do PIB nestes dois últimos anos...nada...nenhuma palavra. O retirante nordestino, o valente sobrevivente, como sãos os nossos irmãos do inóspito deveria copiar outro presidente norte-americano, o Sr George Washington, que após terminar sua missão política, retornou as lides rurais. Ou então mirar-se na simplicidade do presidente uruguaio, o ex-guerrilheiro Pepe Mujica que leva vida sem regalias, mesmo no exercício do poder. Luis Inácio preferiu abraçar-se a Hugo Chaves, o visionário.
Nunca votei no Partido dos Trabalhadores. Nesta quinta-feira o deputado federal Henrique Fontana do PT apresentou as realizações de seu partido mos últimos dez anos sobre a taxa Selic, salário mínimo, taxa de desemprego, reservas financeiras e risco Brasil. O projeto PT, ao que me consta tinha duas vertentes: socialismo e ética. Fontana referiu-se aos indicadores econômicos. Sobre ética...nada. Porém, não fiquei triste quando Lula venceu, pensei que era chegada a hora dos homens simples e iletrados. Mas, o homem se cercou de uma camarilha pouco vista na nossa história. Devo dizer, caros leitores, enganei-me com Lula. Mas, ele me desenganou.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |