Boa notícia
O anúncio de que as obras de ampliação e melhorias no aeroporto Lauro Kourtz, finalmente, iniciarão no segundo semestre do ano, é uma das melhores notícias para a região de Passo Fundo dos últimos tempos. O anúncio que seria feito somente na segunda-feira foi antecipado para sexta, tendo em vista a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa, sob coordenação do deputado Diogenes Basegio, PDT.
Capacidade
As obras deverão estar prontas em um ano e meio e o aeroporto de Passo Fundo ampliará absurdamente sua capacidade de passageiros. Depois de concluída a ampliação, passará da capacidade de atendimento anual de 80 mil passageiros, para um milhão de passageiros/ano.
Movimento
A notícia chegou exatamente no dia de encerramento da Expodireto Cotrijal, a maior da história em termos de volume de negócios: R$ 2,5 bilhões, 127% a mais do que o registrado no ano passado. A edição da feira deste ano também marcou a maior presença de comitivas internacionais, indicativo de que o movimento no Lauro Kourtz tende a crescer.
Gargalo
Uma das dificuldades históricas da Expodireto diz respeito à comunicação: internet e telefone. Os dois sistemas não funcionam no parque da Cotrijal. Pois este ano, em especial, o problema foi ainda maior. O presidente da cooperativa, Nei Mânica, fez um apelo aos próprios veículos de comunicação para que pressionem as empresas responsáveis e o governo a tomar medida que resolva a demanda tecnológica.
Não quer
O líder comunitário Saul Spinelli, informou ao presidente do diretório do PSB local, Alexandre Rodrigues, que seu nome não está disponível para assumir a coordenação do Sine e nem mesmo outro espaço do governo do Estado. O primeiro suplente de vereador, com 1.338 votos sendo o 16º mais votado, alegou incompatibilidade com o governo Tarso Genro. Para ele, Tarso tem desrespeitado o magistério com o não pagamento do piso, além de não reconhecer as demandas e espaços do PSB no governo.