BIG Hipermercado
A multinacional Walmart Brasil que é dona da marca BIG Hipermercados não confirmou ainda oficialmente a instalação de uma loja no município, mas na Prefeitura há um projeto tramitando desde o dia 20 de dezembro do ano passado. O projeto contempla a construção de um hipermercado, obedecendo ao padrão mundial da Rede Walmart, com área de 15.883 m². O local para o empreendimento é o terreno localizado na Avenida Presidente Vargas - antigo Frigorífico ZD Costi -, cujo proprietário é o empresário Antônio Roso. E é no nome dele que foi protocolado o projeto na Prefeitura.
BIG Hipermercado II
O projeto já passou pelos seguintes departamentos: Núcleo de Licenciamento de Obras; Secretaria de Obras; Secretaria de Planejamento e, nesta sexta-feira (8) chegou à Procuradoria Geral do Município. Este último vai analisar a possibilidade do município assinar um termo de compromisso para estudos de impacto no trânsito local, envolvendo alterações necessárias para receber o empreendimento, como retornos, acostamentos e outros.
BIG Hipermercado III
Enquanto o projeto passa por esses trâmites, a Secretaria do Meio Ambiente tenta viabilizar um Termo de Cooperação Técnica com a Fepam, que permitirá que o município seja o único responsável por licenciar a instalação de empreendimentos deste porte. Como no local existem corpos hídricos, o licenciamento ambiental vai avaliar os impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios.
Bombeiros
O governo do Estado vai comprar quatro novos caminhões para o corpo de Bombeiros. Um deles será destinado ao município de Passo Fundo, que atualmente conta com veículos com mais de 30 anos de uso. O mais novo, com 13 anos de operação, estava no conserto no mês de fevereiro. A informação foi confirmada pessoalmente na sede do corpo de bombeiros pelo diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) do Rio Grande do Sul, Roberto Carvalho Netto, na tarde de sexta-feira (8).
Royalties
Os governadores do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo, contrários à redistribuição dos royalties do petróleo, vão ter que esperar até a semana que vem para questionar a mudança na legislação no Supremo Tribunal Federal. Na última quarta-feira (6), uma decisão do Congresso Nacional garantiu que estados não produtores recebam uma fatia maior dos recursos dos royalties da camada pré-sal de petróleo. O problema é que o resultado da votação que rejeitou o veto da presidenta Dilma Roussef à nova regra ainda não foi publicado no Diário do Congresso Nacional. Sem essa publicação, a presidenta não pode promulgar a nova lei e consequentemente os governadores não podem entrar com a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) para tentar anular os efeitos da norma.
Chávez
Representantes de 55 países, entre eles pelo menos 27 chefes de Estado, participaram nesta sexta-feira (8), em Caracas, de uma cerimônia em homenagem ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que morreu terça-feira (5), aos 58 anos, após cerca de um ano e meio de tratamento contra câncer. A presidenta Dilma Rousseff, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no velório onde foi recepcionada pelo presidente em exercício do país, Nicolás Maduro. Durante alguns minutos, Dilma segurou a mão de uma das filhas de Chávez e a consolou, conforme imagens divulgadas pela TV estatal. O governo venezuelano anunciou ontem que o velório de Chávez será estendido por mais sete dias. Inicialmente, o sepultamento estava agendado para sexta-feira.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |