Obras do aeroporto anunciadas para o segundo semestre

Diretor do Departamento Aeroportuário do RS fez anúncio durante audiência pública da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da AL, realizada em Passo Fundo

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As obras do Aeroporto Lauro Kourtz devem começar ainda este ano. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento Aeroportuário (DAP) do Rio Grande do Sul, Roberto Carvalho Netto, que esteve em Passo fundo na sexta-feira (8) participando de uma audiência pública sobre o tema. “O aeroporto de Passo Fundo tem capacidade muito pequena para o tipo de aeronave que está operando hoje aqui”, avalia o diretor, mostrando o projeto das obras, que devem ser executadas em três etapas, para que o aeroporto não precise deixar de operar enquanto se dá o andamento das melhorias.

A primeira fase de obras contempla a execução de uma taxiway, com asfaltamento do acesso aos angares, que serão ampliados para o número de 8 num primeiro momento. Ao mesmo passo começam as obras do novo terminal de passageiros, que terá 5 mil metros e vai aumentar a capacidade de atendimento para um milhão de passageiros por ano (hoje a capacidade é para 80 mil), além da ampliação do pátio para estacionamento das aeronaves.

Para a execução das três etapas, a previsão é de que sejam gastos R$ 27 milhões, fora a construção do terminal de passageiros, que ainda não teve o projeto terminado. O recurso utilizado será todo do governo federal, valor que foi anunciado pela presidente Dilma Roussef no final do ano passado. “Com o anúncio dos R$ 308 milhões, o céu é o limite. Existe a garantia de que dinheiro não vai faltar”, salienta Netto. A previsão é de que a obra completa fique pronta em 540 dias, o que corresponde a um ano e meio de trabalho.

Com isso, o recurso que havia sido disponibilizado pelo Estado, R$ 15 milhões, não precisará ser utilizado. A informação de Netto é que os recursos ficarão para o Daer e serão aplicadas em estradas. Ainda de acordo com o diretor do Departamento Aeroportuário, as obras do aeroporto devem contemplar todas as modificações exigidas pelo serviço de engenharia do 5º Comando Aéreo Regional, tal como a retirada de um pequeno morro que existe no terreno.

Projeto
Segundo Netto, o projeto completo será entregue ao Departamento oficialmente na segunda-feira (11). As plantas definitivas e todos os estudos sobre as melhorias necessárias somam centenas de páginas, que deverão ter agregado o projeto final contemplando todas as modificações. Na semana passada engenheiros do Banco do Brasil já estiveram no aeroporto fazendo uma inspeção, o que faz parte do plano de trabalho para o investimento dos recursos destinados aos aeroportos do país anunciados pela presidente no ano passado. Os dados foram utilizados também para o preenchimento do cadastro que do DAP está fazendo em todos os aeroportos do Estado que passarão por obras.

Entraves
Com projeto e recursos nas mãos, os entraves que podem atrasar o início das obras são o licenciamento ambiental e o interesse das empresas durante o processo licitatório. “O licenciamento será feito pelo órgão municipal. Por isso já estamos em contato com o secretário Carlos Eduardo para seguirmos com o projeto. O fato é que se trata de uma obra de vital importância para a região toda. Se for causar algum tipo de dano ao meio ambiente, temos que ver que contrapartida teremos que dar, porque não vamos deixar de fazer a obra”, ressalta.

Na questão da contratação da empresa, foi pedido o auxílio do Sinduscon de Passo Fundo. “Isso tem sido sempre um problema, porque como o mercado está inflacionado os preços do poder público sempre ficam um pouco atrasados e em alguns casos aquém do mercado e isso causa uma dificuldade de contratar uma empresa. Mas o Sinduscon vai intervir nesse momento, fazendo o contato com as empresas”, explica.

A previsão, dessa forma, é que “na pior das hipóteses, em novembro estamos começando essa obra”, projeta o diretor. O cronograma do projeto é para conclusão em 540 dias, um prazo relativamente rápido para uma obra de aeroporto.

Tecnologia
Entre as melhorias na área interna, de atendimento aos passageiros, estão a instalação de uma esteira para o transporte das bagagens, área de exploração comercial e implantação de tecnologia que permita a agilização do processo de check-in, através da automação do serviço. “O aeroporto de Passo Fundo terá em tecnologia o que há de melhor”, comenta Netto.

Audiência pública
De acordo com o deputado Diógenes Basegio, presidente da Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular da AL, que promoveu a audiência pública na Câmara de Vereadores de Passo Fundo na sexta-feira, o principal objetivo foi o de debater as melhorias que, de fato, são necessárias, além do comprometimento do Estado para o início das obras. “Queremos a determinação de um tempo razoável para início e conclusão da obra, senão vamos ficar na mesma coisa e daqui três meses será metade do ano e não vamos ter nem projeto, nem licitação, nem obra e vamos perder o dinheiro novamente”, destaca o deputado. “Temos recursos sendo anunciados há mais de 8 anos, mas tem que haver o compromisso do governo do Estado, já que é um aeroporto estadual. Mesmo que em parceria com o governo federal e com o município, queremos que de fato o Estado cumpra com os prazos regulamentados e que aplique essa verba”, avalia Basegio.

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