OPINIÃO

Fontes em Off - 12/03/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Duplicação ERS 324

O processo licitatório da duplicação da ERS-324, entre Passo Fundo e Marau, está na central de licitações (Celic). Ele deve ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias. “A expectativa é de que nos próximos quatro meses, se não tivermos nenhum entrave no processo licitatório, possamos conhecer a empresa ou consórcio que irá executar a obra,que deverá ter início ainda no primeiro semestre de 2013, conforme o cronograma que estabelecemos”, ressaltou ex-secretário de Infraestrutura e Logística do RS, deputado federal Beto Albuquerque. O Governo do Estado do RS, por meio da Secretaria da Fazenda, liberou ainda na segunda-feira (04) a indicação orçamentária (SRO), no valor de R$ 33 milhões para a obra. “Esta era a última etapa que faltava antes da publicação do edital para a construção do trecho, orçado em R$ 116 milhões. Fico feliz em ver o governo Tarso Genro firme no seu compromisso com a Região”, comemorou Albuquerque.

Palestra na Imed

A Escola de Negócios da Imed promove palestra com o especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, José Carlos Zanelli. O tema é “O que a organização precisa das pessoas que nela trabalham”. O objetivo é abordar temas como a escassez da mão de obra especializada e situações onde as empresas estão buscando preparar seus próprios funcionários. O evento acontece na sexta-feira (15), a partir das 19h, no Auditório Central da IMED. A palestra vai ser voltada para as áreas de pós-graduação, psicologia e egressos da faculdade. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3045-9018.

Copa 2014

O Governo do Estado capacitará gastronomi?EUR

Bafômetro

Órgãos de trânsito do Rio Grande do Sul elaboraram ontem (11) documento propondo uma consulta popular sobre a obrigatoriedade do bafômetro durante reunião na sede do Detran/RS. A proposição é uma reação ao parecer da Procuradoria Geral da República, que considera inconstitucionais alguns artigos da chamada Lei Seca, como a autuação pela recusa ao bafômetro e a proibição da venda de bebidas em rodovias. O documento será entregue nesta terça-feira (12) na reunião da Associação Nacional dos Detrans, buscando o apoio dos outros estados, e também à Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro que, por ser do Poder Legislativo, tem autonomia para convocar a consulta popular.

Arroz e feijão

As produções de arroz e de feijão no Brasil devem crescer, respectivamente, 3,9% e 12,5% na safra 2012/2013 na comparação com a colheita de 2011/2012.  Ao todo, devem ser colhidas 12 milhões de toneladas de arroz e 3,2 milhões de toneladas de feijão. As estimativas foram divulgadas ontem (11) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir de levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ambos os grãos terão a quarta maior safra desde o início da série histórica, em 1977. A previsão total da Conab para a colheita de grãos desta temporada,  é de 183,5 milhões de toneladas. O volume é 0,8% inferior às 184,9 milhões de toneladas previstas inicialmente. Segundo a Conab, a redução ocorreu devido a fatores climáticos.

Crédito

A procura dos consumidores por crédito no mês de fevereiro avançou 6,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Essa foi a quinta alta seguida seguindo o critério de comparação anual. Em relação a janeiro, houve recuo de 13%, motivado pela redução do número de dias úteis em função do mês mais curto e do feriado de carnaval. A demanda do consumidor por crédito havia registrado queda em dez dos 11 meses entre novembro de 2011 e setembro de 2012 – na comparação interanual. O processo de reativação da demanda, por sua vez, teve relação com a atual tendência de diminuição dos níveis de inadimplência e com as taxas de juros mais baixas, além do bom momento vivido pelo mercado de trabalho.