Mulheres reunidas em encontro da Cáritas

O encontro, realizado de dois em dois anos, teve como principal objetivo celebrar a vida das mulheres e comemorar todo o trabalho desenvolvido pela entidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 300 mulheres participaram do XI Encontro de Mulheres da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, ocorrido no sábado, 09, na paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. O encontro, realizado de dois em dois anos, teve como principal objetivo celebrar a vida das mulheres e comemorar todo o trabalho desenvolvido pela entidade com os grupos de mulheres, que em 2013 completa 30 anos.

Com o tema “A missão da Mulher Cáritas: na Sociedade, na Igreja, na Família e com a Juventude”, o momento foi também de trazer presente a realidade e os desafios enfrentados pelas mães, avós, trabalhadoras, tias, filhas, jovens, esposas... enfim, mulheres.

Loiva Machado, que trabalhou sobre a importância da mulher na Igreja, refletiu quais espaços as mulheres ocupam hoje. A assessora destacou que os documentos da Igreja reconhecem a luta das mulheres. “Toda discriminação é contrária ao plano de Deus”, reforçou, afirmando a ideia de que o homem e a mulher possuem a mesma responsabilidade. “Somos diferentes, mas não somos desiguais”, finalizou.

Vanderléia Pulga, assessora da temática “A missão da mulher Cáritas na sociedade”, trouxe a lembrança da comemoração do dia da mulher, principalmente fazendo memória das 129 tecelãs de Nova Iorque que foram mortas carbonizadas dentro da fábrica onde trabalhavam porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de doze horas. Segundo ela, as mulheres possuem metodologias próprias de trabalhar e até hoje enfrentam diversos desafios, como a luta contra a violência, a aposentadoria da dona de casa, a participação política e a garantia de uma saúde de qualidade.

Já a painelista que trabalhou a missão da mulher na família, Jeanete dos Santos, reforçou o exemplo da família de Jesus Cristo como base e ressaltou o papel da mulher como continuadora do projeto de Deus. Victória Holzbach, que refletiu o papel da mulher com a juventude, buscou provocar uma análise de como as mulheres educam seus filhos e filhas diante do contexto de intensa mudança e de que forma podem construir relações igualitárias já dentro de casa. O encontro teve também momentos de esclarecimentos com a Delegada Claudia Crusius, da Delegacia da Mulher, a coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Eni Hanauer, a Deputada Estadual Ana Affonso e com Márcia Carbonari, presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Na parte da tarde, momentos culturais e o lançamento da cartilha “A Cáritas e as mulheres: uma história de 30 anos” animaram os presentes, refletindo e relembrando a caminhada da Cáritas com os grupos de mulheres em diversos municípios do norte do Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe