OPINIÃO

Fontes em Off - 13/03/2013

Por
· 3 min de leitura
Chuvarada e buraco - créditos: Rodrigo MouraChuvarada e buraco - créditos: Rodrigo Moura
Chuvarada e buraco - créditos: Rodrigo Moura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Retirada das lombadas
A secretaria Municipal de Segurança realiza estudos para a retirada de lombadas eletrônicas. O levantamento deve ficar pronto em 30 dias. Segundo o secretário Gilmar Lopes, poderão ser retirados os equipamentos que, após o estudo da engenharia de tráfico, e considerando os aspectos de segurança viária, não vão causar prejuízos ao trânsito. Em alguns casos, há possibilidade da troca das lombadas eletrônicas por travessias elevadas,  trecho de pista com pavimento mais alto e com sinalização para travessia de pedestres. Atualmente, cerca de 60 lombadas eletrônicas estão instaladas na cidade.

Agenda Comunitária 

22/03/13 – Audiência A. Vila Popular/Prefeito – 08hs30min
22/03/13 – Audiência A. Dona Julia /Prefeito – 09hs10min
22/03/13 – Audiência A.Cor, Massot/ Prefeito – 09hs50min
22/03/13 – Posse Pat. CTG Lalau Miranda – Costelão e fandango – 20hs
23/03/13 – Feira de Saúde da AMAC Praça Tamandaré – 14hs
07/04 Mateada e teatro na Praça Boqueirão Legal - 16hs

Concurso
Termina nesta quarta-feira (13), o prazo para as inscrições para o concurso público para professores da rede pública estadual, no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos. Mais de 58 mil professores já estão inscritos. O Concurso do Magistério oferece dez mil vagas em todo o Estado. O prazo de validade do concurso público é de dois anos, prorrogável por igual período. Este é o segundo concurso para professores realizado pela Seduc nesta gestão. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no Formulário Eletrônico de Inscrição específico, disponível no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH): www.fdrh.rs.gov.br, órgão responsável pela execução do concurso público.

Provas 
O concurso terá duas provas, a objetiva, eliminatória e com 80% de peso na nota final, e a de títulos, classificatória. As provas objetivas serão compostas por dois módulos, com conteúdo específico, dependendo do cargo escolhido. Para aprovação no Concurso, o candidato deverá alcançar o percentual mínimo de 60% do total das questões de cada um dos módulos que compõem a prova objetiva, conforme previsto no Anexo 8 do Edital. O candidato que não alcançar o percentual será eliminado automaticamente.

Conselho de Esportes
O Conselho Municipal de Esportes fará nesta quarta-feira (13) sua primeira reunião do ano. Todos os membros estão convocados a participar do encontro que discutirá a renovação do Conselho e a programação para 2013. A reunião será realizada a partir das 20h, na Sedec.

Chuvarada e buraco
A enxurrada registrada entre a manhã e começo de tarde de ontem, em Passo Fundo causaram alguns transtornos. Um deles foi registrado por um morador da Rua Uruguai, entre a Cel. Chicuta e a Sete de Setembro. A chuva forte acabou por abrir ainda mais o buraco de obras da Corsan, que estão sendo realizadas há 15 dias no local. O resultado foi lama, pedras e água invadindo garagens dos prédios deste trecho da rua.

Rua alagada

Carlos Alexandte Kebach, outro leitor de ON postou em nossa página no Facebook, a foto de uma rua completamente alagada no Loteamento Santa Rita. A rua João Bassini ficou intransitável por algum tempo. Moradores do local dizem que, quando chove forte é comum alagar a via pública. Além disso, alguns pátios das residências ficam alagados.

Corsan nos bairros

Reinicia no próximo dia 20 de março o projeto Corsan nos bairros que é composto por mais de 11 entidades. Serão realizadas neste ano seis edições do projeto. A primeira ação será realizada no bairro Petrópolis, na Escola Gervásio Lucas Annes, no dia 20, das 9h às 16h. São realizadas atividades ambientais como palestras sobre água, esgoto, reciclagem e lixo, apresentação de vídeos, oficinas, depoimento de ex-dependentes químicos, teatro e curiosidades da natureza. A corsan também realiza atendimento aos usuários no dia da ação. Conforme o conselheiro ambiental da Corsan, Claudir Luiz Alves, a intenção é aproximar a comunidade das entidades que apoiam o projeto e conscientizar a comunidade através de um trabalho de educação ambiental. A bióloga do Muzar da UPF, Fávia Biondo, explicou que é realizada preparação nas escolas que receberão o projeto para adaptar o trabalho a realidade daquela comunidade.

Papeleiro Chicão
A matéria do Comunidade em Ação, publicada na edição do Jornal O Nacional de ontem (12), sobre o papeleiro Chicão repercutiu positivamente. O grupo Passo Fundo Reclame Aqui, que está mobilizando a comunidade passo-fundense para angariar recursos para a reforma da caminhonete utilizada pelo seu Chicão no trabalho de reciclagem, recebeu muitas ligações e algumas pessoas já se prontificaram em ajudar. A matéria está disponível no site www.onacional.com.br. A ideia inicial é reformar a Chevrolet C10, 1972, e o custo será de R$ 3 mil. O grupo já conseguiu R$ 731,00. Mas, o ideal seria adquirir um veículo novo, mas neste caso o valor seria muito maior. As pessoas interessadas em ajudar podem fazer o depósito bancário em nome de Valdelírio Nunes de Souza, na Caixa Econômica Federal: Agência 0494 – Tipo 013 – Nº da conta: 00.030.011-9 ou no Sicredi: Agência 0228 – Nº da conta: 49918-8. Informações pelo telefone (54) 9605-3694.

 

Gostou? Compartilhe