Provérbio
O provérbio italiano “quem entra Papa sai Cardeal”, mais uma vez, se confirma. Deu o improvável. A escolha por um nome que não aparecia entre os mais cotados seguiu a regra secular da Igreja. E se não deu para o brasileiro Dom Odilo Scherer, deu para a vizinha Argentina. Francisco, nome adotado pelo novo papa Jorge Bergoglio tem muitos significados para os católicos. É uma característica pessoal que começa a ser empregada pelo novo líder da igreja.
Francisco
Embora todos tenham se surpreendido com a escolha, o novo papa chega quebrando paradigmas. É o primeiro latino-americano a assumir a liderança dos católicos; rezou a oração do Pai Nosso em italiano e não em latim, como sempre ocorreu; pediu para que o mundo rezasse por ele; e ao escolher ser chamado de Francisco disparou a mensagem da simplicidade. Disse no seu discurso que só o amor salva o mundo. Demonstrou carisma e conquistou a multidão.
Número
Desde que foi anunciado como Francisco I, iniciou-se uma discussão sobre a necessidade do número, já que o nome é utilizado pela primeira vez. No começo da noite, o tema foi resolvido. Será apenas Francisco, sem número algum.
Vergonha
Não deve terminar bem o caso do vídeo postado desde setembro do ano passado no You Tube em que aparecem um agente de trânsito de Passo Fundo e outras pessoas numa festa, em frente a sede da Guarda Municipal do Trânsito. O Ministério Público deverá entrar no caso.
Banheiros
O vereador Wilson Lill está sugerindo que os banheiros da Praça Marechal Floriano também fiquem abertos à noite e nos finais de semana. A sugestão, embora sirva ao interesse público, é perigosa. Infelizmente, os banheiros públicos, além de estarem em péssimas condições de uso, podem servir ao abrigo de pessoas sem boas intenções. O tema merece outro foco de discussão.
Audiência
Prefeitos da região Norte, que estiveram acompanhados ontem por parlamentares gaúchos, na audiência no Ministério da Justiça, saíram com esperança de mudar a situação de conflito com os índios.